Conheça todos os mitos e verdades sobre o disco menstrual

Conheça todos os mitos e verdades sobre o disco menstrual

A saúde feminina deixou de ser um tabu e se tornou um assunto de interesse e debate na sociedade atual, impulsionado pela força das redes sociais e do movimento feminista. Esse cenário se reflete na variedade de produtos disponíveis para o cuidado com o ciclo menstrual

Um deles é o disco menstrual, que assim como o coletor menstrual, armazena o sangue da menstruação e permite que você faça as suas atividades normalmente. No entanto, ele oferece algumas vantagens em relação à versão tradicional.

Mas como ele funciona no seu corpo? Neste artigo, vamos esclarecer os principais mitos sobre o disco menstrual com a ajuda da Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo. Confira!

O disco menstrual permite sexo com penetração?

Verdade! O disco menstrual oferece os mesmos benefícios do coletor menstrual. Ambos os produtos são feitos de silicone hipoalergênico e podem ser usados por até 12 horas. Com eles, dá para dormir, ir à praia, entrar no mar e fazer atividades físicas sem se preocupar com vazamentos.

A grande diferença está no local que eles ficam dentro da vagina. O disco menstrua fical em volta no colo do útero, deixando o canal vaginal livre. Por isso, ele permite sexo com penetração durante a menstruação sem que nenhum dos dois sinta que ele está sendo usado. 

Além disso, o disco menstrual não interfere na lubrificação vaginal, não vaza e comporta bastante fluxo. Ou seja, nada de bagunça, só prazer!

👉 Leia também: 7 dúvidas sobre transar menstruada

O disco menstrual alarga o canal vaginal

Mito! O canal vaginal é extremamente elástico. A vagina é toda enrugada por dentro justamente para poder se expandir. 

Por isso, ela se adapta a diferentes tamanhos e formas de objetos inseridos nela, como o disco menstrual, o pênis, vibrador, dedo, entre outros. Mas depois que retirados, ela sempre volta ao tamanho original.

Portanto, um objeto como o disco menstrual não teria capacidade de alargá-la.

👉 Leia também: 5 coisas que cabem em seu canal vaginal e são maiores do que um coletor menstrual

O item pode ficar preso dentro da vagina

Mito! Algumas mulheres pensam que o disco pode sumir ou ficar “navegando” pelo seu corpo, o que é mentira. 

Mariana explica que, quando estamos excitadas, o canal aumenta, ou seja, ele se estende, mas depois de alguns minutos volta ao normal. Em média, o canal vaginal possui entre 7 e 10 cm, quando a mulher não está excitada. Por isso, dá para alcançar com os dedos qualquer objeto de uso interno.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a vagina tem fim. Seu fundo é fechado, como se fosse um copo. A abertura seria a entrada da vagina e o fundo do copo é a sua parte final. Por isso, é impossível perder não só o disco menstrual, como também qualquer objeto que seja inserido nela.

Pode ser usado por até 12 horas

Verdade! O disco menstrual pode ser usado por até 12 horas e coletar pelo menos 40 ml de sangue. No entanto, se o seu fluxo for muito intenso, pode ser que você precise esvaziar o disco antes de 12 horas. É importante conhecer o seu corpo e ir se adaptando com o passar do tempo! 

Além disso, não é só durante a relação sexual que você pode usar o disco menstrual. Ele pode ser usado durante todo o seu ciclo também.

🎥 Veja: Disco Menstrual – Como Usar o Disco Menstrual 

O material do disco aumenta o risco de alergias

Mito! Existem discos menstruais feitos de diferentes materiais, mas é essencial escolher produtos de qualidade. O mais recomendado é que sejam de silicone medicinal hipoalergênico, como os da Inciclo. Eles são adequados também para mulheres com propensão a alergias.

Os absorventes internos, por exemplo, podem causar a Síndrome do Choque Tóxico, uma doença grave provocada pelas toxinas de bactérias Gram-positivas, principalmente a Staphylococcus aureus

Essas toxinas geram várias complicações no organismo, já que o sangue menstrual acumulado por muito tempo e os componentes dos absorventes internos facilitam o crescimento da bactéria.

Por isso, é preciso trocá-los com frequência. Além disso, ao serem colocados na vagina, eles absorvem não apenas o sangue, mas também a umidade natural da região, alterando o pH e favorecendo a infecção por fungos e bactérias indesejadas.

É possível usar disco menstrual e DIU ao mesmo tempo

Verdade! Você pode usar o disco tranquilamente, mesmo que tenha o método anticoncepcional DIU.

Ele está posicionado dentro do útero, enquanto o disco fica em volta do colo do útero.  Portanto, eles ficam em locais diferentes! Além disso, o disco não necessita de vácuo para funcionar, minimizando ainda mais os riscos.

No canal vaginal, ficam os fios do DIU. Basta prestar atenção e ter cuidado na hora de tirar o disco menstrual para não puxar os fios junto!

👉 Leia também: É seguro usar DIU e coletor menstrual ao mesmo tempo? Descubra aqui 

Disco menstrual pode dar cólica

Mito! As cólicas menstruais estão relacionadas com as contrações do útero, e a especialista ressalta que o disco menstrual não tem esse poder

A cólica é uma contração do útero para expelir o sangue menstrual, então o fato de estar com o disco ou mesmo com o coletor, não vai interferir”, afirma Betioli. 

Não é preciso tirar o disco para fazer xixi

Verdade! O disco menstrual não impede a passagem de xixi pela uretra, que é um canal diferente do canal vaginal. Portanto, você pode usar o disco menstrual sem se preocupar com isso.

O disco menstrual é uma opção mais econômica aos absorventes

Verdade! Além de ser mais sustentável, pois uma mulher usa em média 13 mil absorventes durante sua vida, representando cerca de 580 kg de lixo, o disco menstrual também é uma opção bem mais econômica.

Em média, as mulheres gastam quase R$ 12 mil em absorventes descartáveis. Usando o disco menstrual, a economia acontece logo nos primeiros meses.

O disco ajuda a mulher a compreender melhor o seu ciclo

Verdade! A menstruação acompanha as mulheres desde muito novas. Contar com uma alternativa eficaz, que as ajude a fazer as pazes com o ciclo menstrual, faz com que essa fase do mês seja muito mais agradável. 

Quando a mulher usa o disco menstrual Inciclo, acaba conhecendo melhor a sua anatomia e também passa a perceber melhor seus desejos e sua libido, já que a relação sexual durante a menstruação pode ser mais espontânea.

Com ele, você também pode medir o fluxo menstrual de forma precisa e fácil. Assim, você se livrar daquela sensação de que está sangrando demais com os absorventes. 

Além disso, o disco menstrual te permite observar outras mudanças na sua menstruação, como a cor do sangue e a presença de coágulos. Essas informações podem ser muito úteis para você cuidar da sua saúde íntima e prevenir problemas futuros

O disco menstrual pode ajudar a mulher a engravidar

Verdade! Ele é um produto que, além de reter a menstruação, pode ser usado de uma forma diferente para facilitar a fecundação

Se inserido depois do sexo, ele mantém os espermatozoides por mais tempo perto do colo do útero, elevando a concentração deles em até 300%. Com isso, as chances de concepção natural podem dobrar!

Para usar o disco menstrual para engravidar, você tem duas opções: colocá-lo depois da ejaculação, impedindo que os espermatozoides escorram pelo canal vaginal, ou ejacular diretamente no disco, antes de inseri-lo no colo do útero. O objetivo é o mesmo: deixar os espermatozóides o mais próximo possível do útero.

O melhor de tudo é que esse método é totalmente seguro e sem contraindicações. Você pode tentar quantas vezes quiser, sem prejudicar a sua saúde. Mas lembre-se: o disco menstrual não é um tratamento para a infertilidade. Ele apenas aumenta as chances de engravidar, mas não garante o resultado. 

Agora que você desvendou os mitos sobre o disco menstrual e viu que ele é realmente muito eficaz, seguro e sustentável, que tal experimentar essa alternativa

Ele pode ser usado por até 12 horas e permite relações sexuais com penetração durante a menstruação. Além disso, coleta pelo menos 40 ml de sangue, não alarga o canal vaginal, não aumenta o risco de alergias e não interfere na cólica menstrual. Você também pode usar o disco menstrual com o DIU, tomando cuidado ao retirá-lo!

Para adquirir o seu disco menstrual, acesse a nossa loja. Lá você encontra discos menstruais, além de outros itens como coletores menstruais, calcinhas absorventes e absorventes reutilizáveis. Não perca tempo e faça parte dessa revolução menstrual! 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados