Disco menstrual: uma alternativa inovadora para a sua menstruação

Disco menstrual: uma alternativa inovadora para a sua menstruação

Que o mundo muda a todo momento nós sabemos, mas quando se trata de liberdade, a busca por opções que nos tragam conforto e segurança para realizar todas as tarefas do dia é constante.

Nesse sentido, um recurso alternativo às opções tradicionais para cuidar da região íntima no período menstrual é o disco menstrual. Ele é um tipo de coletor menstrual, coleta a menstruação de forma ecológica e econômica e ainda pode ser utilizado durante o sexo.

Ficou curiosa para saber mais? Então vem com a gente! Neste artigo, vamos te contar todos os detalhes sobre o disco menstrual e te mostrar que ele tem tudo para ser o seu novo queridinho para te acompanhar naqueles dias!

Afinal, o que é disco menstrual?

O disco menstrual é um tipo de coletor, em formato de disco, feito de silicone medicinal, hipoalergênico e atóxico. Sua principal função é coletar o sangue da menstruação, criando uma barreira em volta do colo do útero, impedindo o sangue de sair.

Ele tem capacidade de coletar pelo menos 40 ml de sangue, permitindo que você fique por até 12 horas com ele, sem se preocupar, esquecendo, inclusive, que está menstruada!

Diferença entre o disco menstrual e o coletor menstrual

A principal diferença entre o coletor menstrual e o disco menstrual é a posição em que eles ficam no canal vaginal. O disco menstrual fica próximo ao colo do útero e é mais curto, enquanto o coletor fica logo na entrada do canal. 

Com o disco, o canal vaginal fica livre e isso muda tudo porque ele permite relações sexuais com penetração! É claro que o sexo pode ser feito durante o período menstrual, mesmo sem disco, sem nada, mas acontece que muitas mulheres não se sentem confortáveis em fazer sexo com a presença do sangue ou mesmo querem evitar  a bagunça do sangue espalhado. O disco menstrual dá essa praticidade: sem manchar lençóis e fazendo menos bagunça.Além disso, nenhum de vocês dois vai sentir que o disco está ali.

Como colocar o disco menstrual? 5 dicas infalíveis

A inserção do disco menstrual é simples, mas para que ela seja efetiva, é fundamental prestar atenção no passo a passo. 

👉 Dica: neste vídeo, a Mari Betioli, obstetriz e CEO da Inciclo, ensina o passo a passo, de forma bem visual, como usar o disco menstrual. Confira!

Se quiser, você pode tocar o seu colo do útero para se conhecer melhor. Isso vai ajudar a se adaptar mais facilmente ao disco.

Comece lavando as mãos e coloque o dedo indicador no canal vaginal, até sentir uma bolinha bem lisinha e com um furinho no meio. Esse é o colo do seu útero! Você vai sentir como se estivesse tocando a ponta do nariz.

Lembre-se que a função do disco é cobrir o colo, como se fosse uma “capa protetora”, e ele vai reter o sangue menstrual por ali, até a sua retirada. 

Veja aqui como colocar o disco menstrual:

  1. Fique na posição que mais te agrada. Pode ser de cócoras, sentada ou em pé.
  2. Aperte o disco no meio para ficar bem pequeno;
  3. Encaixe a parte mais redonda na vagina, de forma horizontal e para baixo, até ele chegar no fundo;
  4. Com o dedo indicador, encaixe a outra borda empurrando para cima;
  5. Para conferir se você realmente colocou o disco da forma correta, passe o dedo para ver se o canal vaginal ficou livre e se o colo está dentro do disco.

E para retirar, como faz?

Muitas mulheres se sentem inseguras com a retirada, então vamos falar sobre esse momento!

O canal vaginal tem em média de 7 a 10 cm, ou seja, com o dedo você vai alcançar a borda do disco. Ela tem 6 mm e o design é perfeito para que você puxe com mais facilidade (a gente testou muito para que você tivesse o melhor produto possível!).

O disco não precisa de vácuo para estar bem encaixado no fundo do canal, por isso, uma vez que ele está cobrindo o seu colo do útero, já vai estar funcionando seguramente. Pode confiar, retirar o disco é tão simples quanto colocar. Basta seguir os passos a seguir:

  1. Lave bem as mãos;
  2. Ache uma posição confortável — pode ser a mesma que você usou para inserir o disco menstrual — e relaxa! Estar relaxada é fundamental para a retirada, já que os músculos da vagina também vão ficar menos contraídos. Agachada a vagina fica mais curta e é mais fácil de alcançar a bordinha do disco menstrual;
  3. Insira os dedos para pinçar a borda e puxar;
  4. Faça uma força como se fosse evacuar para que o disco desça no canal vaginal
  5. Retire na horizontal;
  6. No caso de relação sexual, aguarde cerca de 1 hora para removê-lo. Isso porque com a excitação, o canal vaginal dobra de tamanho. É preciso esperar o corpo voltar ao normal.

👉 Dica: Como tirar o disco menstrual 

Por que escolher disco menstrual? Conheça os benefícios

A essa altura do texto, você já deve estar apaixonada pelo disco menstrual, não é? Mas se ainda não está convencida que esse acessório para higiene menstrual é o que falta na sua rotina para sua liberdade, confira 3 motivos para você comprar agora mesmo

1. Faça sexo menstruada

Uma pesquisa realizada pela Inciclo, com 16 mil mulheres, apontou que mais de 85% delas relataram aumento da libido durante a menstruação

A obstetriz Mariana Betioli explica porque isso acontece: “o aumento de desejo sexual acontece em duas fases do ciclo: nos dias que antecedem a ovulação e também durante a menstruação. Por volta do segundo dia de menstruação, temos um aumento dos hormônios sexuais. Por isso, a libido fica mais alta nesse período”.

Além disso, o clitóris fica mais sensível, a vagina mais lubrificada e a região pélvica fica mais irrigada de sangue, facilitando o orgasmo e oferecendo mais possibilidades de prazer. Ou seja: nada de privar os seus desejos. Está liberado o sexo com penetração durante a menstruação!

⚠️ Mas atenção: o disco menstrual não previne a gravidez e não tem nenhum efeito contraceptivo!

2. Economize e ajude o meio ambiente

Sabia que volume de lixo descartável derivado de higiene menstrual é altíssimo? No Brasil, somos mais de 65 milhões de pessoas menstruando. Utilizando o disco menstrual, você terá uma menstruação mais consciente e pode deixar de usar até 13 mil absorventes descartáveis, que são descartados no lixo e demoram séculos para se decompor!

Substituindo o absorvente pelo disco menstrual também faz você economizar! O custo médio do pacote de absorventes descartáveis com 16 unidades é de pelo menos R$ 15. Agora, é só fazer as contas e conferir quanto você economiza em 3 anos (validade do disco menstrual). 

3. Ele também pode ajuda a engravidar

Se você sonha em ser mãe, o disco menstrual pode te ajudar a engravidar! É só colocar o disco menstrual depois do sexo para aumentar as chances de fecundação.

Segundo a Mariana Betioli, ele também pode ser usado para manter os espermatozoides por mais tempo próximos ao colo do útero, aumentando as chances de fecundação. A concentração de espermatozoides próximo ao útero aumenta 300% com o uso do disco menstrual, o que pode até dobrar as chances de concepção natural. Incrível, não é?

Manutenção e cuidados necessários

Higienizar o disco menstrual da forma correta vai garantir a vida útil do produto, manter ele  bem limpo e sem cheiro. Essa limpeza pode ser efetuada com o sabonete íntimo da Inciclo

Após o fim do ciclo, você deve esterilizar o disco menstrual antes de guardar. Ele pode ser feito de duas maneiras:

  • No fogão, colocando o disco na Panelinha de ágata da Inciclo e cobrindo com água. Deixe em água fervendo por 5 minutos. Muita atenção nesse passo, pois deixar o seu disco na panela por muito tempo pode danificar o produto. O material da panela deve ser ágata, vidro ou inox, para não liberar nenhuma substância com o seu coletor menstrual. A panela usada para esterilizar o seu disco, não deve ser usada para cozinhar e não pode ser compartilhada com outra pessoa.
  • No microondas, coloque água até cobrir o disco, tampe a cápsula esterilizadora e deixe por 5 min em potência normal no micro-ondas. Depois, deixe esfriar, aí é só retirar, secar e estará pronto para guardar! 

Se você prefere assistir a um tutorial em audiovisual, a gente fez um super didático onde a Mari Betioli, CEO da Inciclo, explica tudo que você precisa saber na hora de usar o disco. Clica aqui e dá o play

Qual a idade certa para usar o disco menstrual

Não existe uma idade certa para usar o disco menstrual. Ele pode ser usado por mulheres de diferentes idades, desde a primeira menstruação até a menopausa.

Inclusive, algumas mulheres preferem o disco menstrual, já que ele não precisa de vácuo para funcionar, comporta muito mais sangue e apenas uma dobra é suficiente para inseri-lo. 

Você pode testar o disco e o coletor para descobrir qual se adequa melhor. Ou revezar os dois, usando o disco quando quiser ter relações sexuais sem bagunça e o coletor no dia a dia

Em que situações o disco menstrual não é indicado

O disco menstrual não deve ser usado no sangramento pós-parto

Se você acabou de ter um bebê, você pode optar pelo absorvente reutilizável ou pela calcinha absorvente, que são mais naturais, confortáveis e sustentáveis do que os absorventes descartáveis.

Pode usar o disco menstrual e diu ao mesmo tempo

Muitas mulheres que usam o DIU têm dúvidas se podem usar o disco menstrual ao mesmo tempo. A resposta é sim, você pode usar o disco menstrual e o DIU juntos, sem problemas.

Isso porque o disco menstrual fica dentro da vagina, cobrindo o colo do útero, e não interfere no funcionamento do DIU, que fica dentro do útero. 

Usando o disco menstrual e o DIU juntos, você pode ter mais liberdade, conforto e segurança durante a menstruação — pode fazer sexo com penetração, praticar esportes, dormir e ficar até 12 horas sem se preocupar com vazamentos ou infecções.

👉 Dica: É seguro usar DIU e coletor menstrual ao mesmo tempo? Descubra aqui

Agora que você sabe tudo sobre o disco menstrual, corre para o nosso site e garanta logo o seu! Aproveite para seguir a Inciclo nas redes sociais. Por lá sempre colocamos conteúdos importantes sobre saúde feminina, menstruação e sexualidade! Estamos no Instagram, TikTok e YouTube. 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados