O que a cor da menstruação pode dizer sobre a sua saúde

O que a cor da menstruação pode dizer sobre a sua saúde

Já reparou como a cor da menstruação muda conforme o momento do ciclo? Pois é, esse fato pode ser influenciado por diversos fatores, como as alterações hormonais e até mesmo o tempo que o sangue ficou no útero antes de ser expelido.

Está curiosa para descobrir o que cada tom pode indicar sobre a sua saúde íntima? Então, vem conosco! Neste artigo desvendaremos os mistérios das cores da menstruação  para você entender melhor o seu ciclo menstrual.

Por que a cor da menstruação pode variar de ciclo para ciclo

A cor da menstruação é resultado do fluxo sanguíneo durante o período menstrual. Ou seja, ela pode variar de pessoa para pessoa, assim ser diferente durante o ciclo. 

Nos dias de fluxo menstrual mais suave, é comum que o sangramento tenha uma cor mais escura. Isso acontece porque o fluxo demora um pouquinho mais para sair do corpo e acaba oxidando, o que pode escurecer o sangue.

Sabe aquele café que fica muito tempo na cafeteira? A cor fica escura, certo? É mais ou menos isso que acontece com a menstruação.

Agora, se o fluxo é mais intenso, é provável que a menstruação seja vermelha e brilhante. É como se o sangue não tivesse tanto tempo para escurecer, então ele mantém uma cor mais viva.

Fatores que podem afetar a cor da menstruação

Além das variações hormonais e do tempo de permanência do sangue no útero, o uso de alguns métodos contraceptivos hormonais e medicações também pode influenciar na cor do sangue menstrual. Por exemplo, algumas pílulas anticoncepcionais deixam a menstruação mais clara, enquanto outras podem deixá-la mais escura. 

A CEO da Inciclo e Obstetriz, Mari Bertioli, explica porque isso acontece: “os hormônios presentes nos contraceptivos podem fazer com que o endométrio — que é a camada que reveste o útero e se desprende durante a menstruação — fique mais fininho e diminua o sangramento menstrual.”, explica.

No entanto, é sempre bom ficar atenta a essas variações, porque a cor da menstruação é um poderoso indicativo da nossa saúde íntima.  Por isso, se houver alguma mudança no cheiro, composição, fluxo ou cor da menstruação, procure um médico para verificar se está tudo certo.

Quais as cores mais comuns da menstruação e o que elas podem indicar

A menstruação pode variar de cor e, ainda assim, ser saudável. Abaixo, falaremos quais cores são essas. Confira!

Vermelho vivo

O sangue com cor vermelho intenso é super comum nos dias em que o fluxo está mais intenso. Como o volume é maior, ele desce mais rápido e chega “fresco”, ou seja, praticamente da cor que tem lá no útero. Isso é sinal de que tudo está saudável e funcionando bem, como deveria!

Rosa

Se você reparou que a sua menstruação tem uma coloração meio rosada, não precisa entrar em pânico! Essa cor pode surgir por dois motivos: ou quando algumas gotinhas de sangue se misturam com as secreções vaginais que são mais clarinhas, ou quando ocorre a nidação — momento em que o embrião se fixa nas paredes do útero no início da gestação.

⚠️ Mas atenção: qualquer tipo de sangramento durante a gravidez merece cuidado e acompanhamento médico, viu?

Outra curiosidade é que quando rola uma relação sexual durante a menstruação, é possível que o sangue apresente esse tom rosado também. Esse efeito acontece porque, em relações heteronormativas, o sêmen misturado com o sangue pode diluir a cor e clarear o líquido nas horas seguintes.

Vermelho-escuro

O sangue mais escuro, parecendo vinho, é comum nos primeiros dias de um fluxo mais intenso. Nessas horas, é até esperado que o sangue seja mais espesso, viscoso e até meio elástico. Em alguns casos, pode haver até coágulos sanguíneos, já que o corpo está eliminando toda aquela camada do endométrio que foi criada para receber um possível embrião, mas que acabou não sendo utilizado.

Então, se você notar que o seu sangue menstrual está com essa cor mais fechada e grossa, não se preocupe, é só o seu corpo trabalhando do jeitinho que tem que ser!

Marrom escuro

Sabe aqueles últimos dias da menstruação, em que o sangue parece mais marrom do que vermelho? Pois é, isso é a famosa “borra de café”. O motivo dessa cor mais escura é pelo sangue estar descendo mais lentamente e, por isso, fica mais exposto ao oxigênio. Isso acaba deixando ele mais escuro.

Mas essa borra de café pode aparecer também antes da menstruação descer oficialmente, ou até mesmo no meio do ciclo. Esses dias aleatórios são conhecidos como “escapes” e são super comuns em quem toma anticoncepcional.

Mas se você tiver muitos escapes, fique atenta! Pode ser um sinal de desequilíbrio hormonal ou uma infecção sexualmente transmissível (IST). 

👉 Veja também: Menstruação duas vezes no mês, tem alguma coisa errada?

Quando as cores da menstruação indicam que algo não vai bem

Assim como a cor da menstruação indica que seu corpo está funcionando perfeitamente, ela também serve como sinal de alerta de que algo não está bem. Confira com quais cores você deve se preocupar!

Laranja

A cor do sangue menstrual laranja acontece quando há uma mistura de uma secreção amarelada ao fluxo. Pode ser indício de alguma infecção, por isso, é importante ficar atenta a outros possíveis sintomas, como cheiros mais fortes, coceira e dores na região pélvica

Cinza

Se você notar que sua menstruação tá com um tom cinza, melhor ficar atenta! Esse pode ser um sinal de infecção. Se vier acompanhado de cheiro ruim, dor pélvica, febre e outros sintomas, procure o seu/sua médico(a) quanto antes! 

Dicas para cuidar da saúde íntima durante o período menstrual

Na menstruação, a saúde íntima da mulher requer um cuidado ainda maior. Afinal, essa é uma fase em que o corpo está mais propenso a infecções e inflamações na região genital. 

Para evitar problemas e se sentir mais confortável durante esse período, algumas dicas simples podem fazer toda a diferença, como:

  • Use sabonete íntimo. Eles são ideais porque têm o mesmo pH da região íntima. Os sabonetes íntimos líquidos podem ser utilizados diariamente para lavar a vulva;
  • Troque o absorvente pelos coletores menstruais. Eles são feitos de silicone hipoalergênico e sem substâncias químicas, diminuem o risco de infecção e não irritam a região íntima;
  • Opte por tecidos mais leves e respiráveis, como o das calcinhas absorventes da Inciclo. Elas são respiráveis, com ação antimicrobiana e antiodor. 

Com esses cuidados, você consegue manter a saúde íntima em dia e ter um ciclo menstrual mais tranquilo e saudável

Se você achou interessante aprender sobre o significado das cores da menstruação, por que não compartilhar esse conhecimento com suas amigas? Envie este artigo e ajude outras mulheres a se conhecerem melhor! 💜

E não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber mais dicas e informações sobre saúde feminina. Não perca a chance de acessar conteúdos exclusivos e estar sempre por dentro do universo menstrual!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados