5 coisas que você precisa saber sobre o coletor menstrual

5 coisas que você precisa saber sobre o coletor menstrual

A maioria das mulheres não conhece bem a própria vagina. Por isso, é comum não saber ao certo o tamanho do canal vaginal e imaginar que o espaço que existe ali é muito menor (ou muito maior) do que realmente é.

Se você já viu um coletor e pensou “meu Deus, isso não cabe em mim” ou teve a sensação de que o seu canal vaginal é infinito e que o copinho poderia se perder lá dentro, saiba que não é bem assim para as duas opções.

Neste artigo, vamos esclarecer os principais mitos sobre a vagina e descobrir, de uma vez por todas, qual é o tamanho do canal vaginal em centímetros (e o que pode caber lá dentro!). Confira!

O que exatamente é o canal vaginal?

Antes de falarmos sobre o tamanho do canal vaginal, é importante entendermos onde exatamente ele está no nosso corpo. Isso porque é muito comum usarmos o termo “vagina” para descrever toda a região íntima feminina, mas não é exatamente assim.

A parte externa à vagina se chama vulva. Aqui, incluímos o clitóris, os pequenos e grandes lábios, a abertura da uretra, do canal vaginal e todo o tecido visível em volta dessas estruturas.

O canal vaginal é o túnel que conecta a vulva ao colo do útero. Ou seja, é o espaço interno da região íntima, por onde acontece a penetração, onde o sangue menstrual escorre e onde inserimos o coletor menstrual, por exemplo.

👉 Veja também: Os tipos de vulva e a anatomia íntima feminina

Qual o tamanho do canal vaginal?

O canal vaginal de uma mulher adulta tem entre 7 a 10 centímetros de comprimento e cerca de 3 centímetros de diâmetro. No entanto, essas dimensões podem variar de mulher para mulher e não existe um número certo ou errado.

Quando ficamos excitadas, por exemplo, essa região se alonga, preparando o corpo para a relação sexual. Nesse caso, o tamanho do canal vaginal pode aumentar até 1/3, chegando a quase 15 centímetros de comprimento.

A vagina pode mudar de tamanho?

A vagina muda durante toda a vida, na hora do sexo, durante o ciclo menstrual e com a idade. Por isso, o canal vaginal pode mudar de tamanho para acompanhar essas mudanças.

Durante o ciclo menstrual, por exemplo, o colo do útero pode mudar de posição, o que afeta indiretamente a percepção do comprimento do canal vaginal. 

Mas, mesmo depois do parto, quando a vagina aumenta consideravelmente para permitir a passagem do bebê, a elasticidade vaginal faz com que a musculatura volte praticamente para o mesmo lugar. Ou seja, a vagina pode mudar de tamanho, mas é uma mudança mínima

O mito do tamanho padrão

A sociedade já cria expectativas demais sobre o corpo feminino, e a nossa vagina não precisa passar por isso! Então, vale reforçar que não existe canal vaginal muito pequeno ou muito grande, cada corpo é único e as variações são totalmente normais.

Afinal, se as pessoas são diferentes, por que as vaginas não seriam? 

Lembre-se que a anatomia do canal vaginal pode variar de uma mulher para outra sem que isso represente nenhum tipo de doença ou problema de saúde. Mas, se você ainda se sentir insegura ou tiver alguma preocupação específica, nunca deixe de consultar um ginecologista da sua confiança.

O coletor menstrual pode se perder na vagina?

Muita gente tem medo de experimentar o coletor menstrual por receio de não conseguir tirar o copinho ou até perdê-lo dentro do canal vaginal. Mas calma! Como vimos, sua vagina não é um buraco negro e nada pode se perder dentro de você — nem mesmo o coletor.

O tamanho do canal vaginal varia entre 7 e 10 centímetros, enquanto o coletor menstrual tem cerca de 5 centímetros (sem considerar a haste, que pode ser cortada). Ou seja, você sempre poderá tocar a ponta do seu coletor com os dedos.

Mesmo que ele suba e fique mais perto do colo do útero, por exemplo, basta fazer força com a musculatura, como se quisesse evacuar. Isso vai fazer com que o coletor desça e fique mais próximo da entrada da vagina, o que torna mais fácil alcançá-lo.

🎥 Veja: Como Tirar o Coletor Menstrual SEM SOFRER!

Tamanho do canal vaginal x prazer no sexo: existe relação?

Esse é mais um dos mitos relacionados à sexualidade feminina. Mas não existe relação entre o tamanho do canal vaginal e o prazer da mulher antes, durante ou depois do sexo. 

Isso porque a vagina é elástica e adaptável. Ou seja, ela tem a capacidade de se expandir e contrair durante a relação sexual. Além disso, o prazer está muito mais relacionado à comunicação, à intimidade e ao estímulo do clítoris do que à anatomia do canal vaginal.

E, ainda que a vagina seja muito importante, o ponto G da mulher fica na “parede de cima” da entrada desse canal, mais ou menos 6 centímetros depois do ossinho púbico. Portanto, o tamanho do canal vaginal tem pouca ou nenhuma interferência no orgasmo feminino.

[Polêmica!] Como saber se sou “frouxa”?

A ideia de uma vagina ser “frouxa” é comumente relacionada a mitos e preconceitos, como a quantidade de parceiros sexuais que uma mulher teve ao longo da vida. Por isso, precisamos rever esse conceito antes de aprender como saber se você é “frouxa”.

Primeiramente, saiba que existem situações em que o canal vaginal pode ficar mais largo do que o natural. Entretanto, são casos específicos e que não têm nada a ver com o número de relações sexuais.

O que acontece é que o tecido em volta do canal vaginal é composto por músculos, que, assim como acontece em qualquer outra parte do corpo, podem ficar flácidos e perder elasticidade com o tempo, causando a sensação de que a vagina está larga ou frouxa.

O parto normal também não interfere nesse sentido. Nesse caso, o único ponto de atenção é que, assim como qualquer músculo, o canal vaginal precisa estar forte para realizar a sua função de expandir e contrair. Caso contrário, pode acontecer da musculatura vaginal ter mais dificuldades para voltar ao tamanho anterior ao parto. 

No entanto, isso não quer dizer que a vagina vai ficar enorme. Aqui, estamos falando de uma mudança de milímetros. Ainda assim, é possível evitar que isso aconteça fazendo exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, como o pompoarismo e os exercícios de Kegel.

Mas, se você não passou por nenhuma dessas situações, tenha certeza de que a sua vagina não é frouxa. E, se quiser fazer o teste, basta inserir o dedo indicador no seu canal vaginal para sentir como a parte de dentro desse canal envolve o seu dedo.

👉 Leia também: O que é e como evitar o pum vaginal?

5 coisas maiores que o coletor menstrual e que cabem no canal vaginal

Agora que já vimos tudo sobre o tamanho do canal vaginal, fica mais fácil entender que ninguém precisa ter medo de usar o coletor menstrual, já que a vagina pode se adaptar perfeitamente a ele — sem sobrar e nem faltar espaço.

Mas, se você é do time que ainda está em dúvida, não se preocupe! Convidamos a Dra. Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo, para listar cinco coisas que cabem na sua vagina e te ajudar a ter noção mais clara da dimensão desse canal. Veja:

Bico de pato vaginal

O bico de pato vaginal, também conhecido como espéculo, é aquele aparelhinho que os ginecologistas usam para afastar as paredes da vagina e fazer o exame de papanicolau ou preventivo.

O tamanho desse tipo de aparelho pode variar, mas, em todos os casos, eles são maiores do que um coletor menstrual.

Dedo

O nosso próprio dedo tem cerca de 8 centímetros, ou seja, quase o dobro do tamanho de um coletor. Ainda assim, usamos para fazer o autoexame, descobrir a altura do colo do útero ou até mesmo nos momentos de prazer. 

Pênis

Esse é um exemplo específico para mulheres heterossexuais e que têm vida sexual ativa. Nesse caso, vale lembrar que, em geral, o pênis é bem maior do que um coletor menstrual. Então, se ele cabe, o copinho também cabe.

Vibradores

Os vibradores fazem parte da vida de muitas mulheres, seja para chegar ao orgasmo sozinha, com um parceiro ou com uma parceira. E, na maioria dos casos, eles também são maiores do que o coletor.

Bebê

Por fim, o óbvio também precisa ser lembrado: o canal vaginal pode receber um bebê na hora do nascimento. É claro que existe um processo complexo de preparação do corpo, mas essa é a maior prova de que a flexibilidade nesse espaço é incrível.

Depois de todos esses exemplos, esperamos que este artigo tenha te ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre o tamanho do canal vaginal e entender que não você não precisa ter medo na hora de ter relações ou usar o coletor, pois a sua vagina está preparada para isso.

E, se você gostou de saber mais sobre esse assunto, que tal compartilhar este conteúdo com uma amiga? Espalhar conhecimento é uma das maneiras mais incríveis de apoiar outras mulheres! 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados