Discos menstruais para quem quer engravidar! Uma técnica simples

Discos menstruais para quem quer engravidar! Uma técnica simples

O tão esperado momento da gravidez pode não ser tarefa fácil para algumas mulheres. As chamadas “tentantes” são as mulheres que estão dedicadas nessa tarefa, que pode ser muito traumática, e que inclui muita expectativa e ansiedade.

Para as mulheres que ainda estão na tentativa natural, ou seja, que não buscaram ainda a fertilização in vitro  ou inseminação artificial,  o disco menstrual pode ser um aliado e facilitador, explica a obstetriz Mariana Betioli. “Esse é um método caseiro, muito menos invasivo, barato e funciona bem em muitos casos”.

Mas como funciona?

Segundo a especialista, Mariana Betioli, o disco menstrual, que é comumente usado para reter a menstruação, pode também ser usado para manter os espermatozoides por mais tempo próximos ao colo do útero, o que aumenta as chances de fecundação. A concentração de espermatozóides próximo ao útero aumenta 300% com o uso do disco menstrual, o que pode até dobrar as chances de concepção natural.

Existem duas formas de usar o disco menstrual para ajudar a engravidar. Uma delas é apenas colocando  o disco após a ejaculação, evitando que os espermatozóides desçam pelo canal vaginal, ou também através de uma ejaculação direta no disco, que depois é colocado junto ao colo do útero. A lógica de funcionamento é a mesma, manter os espermatozoides em contato com o colo do útero.

A grande vantagem dessa tentativa é que não oferece nenhuma contra-indicação. Ou seja, a mulher pode tentar quantas vezes quiser, sem que isso comprometa sua saúde. Claro que o método não resolve problemas de infertilidade. O que ele faz é aumentar as chances de engravidar,, mas não é um tratamento.

É importante lembrar também que uma gravidez acontece quando há o encontro do óvulo com o espermatozoide, ou seja, se a mulher não estiver próxima da ovulação, não é possível engravidar. Se conhecer bem e saber o período da ovulação e quais os sinais o corpo dá, ajuda para quem quer tornar a tentativa mais breve possível.

Conheça os principais sinais de que a ovulação está próxima:

  • Secreção vaginal: Muco esbranquiçado, ou transparente e viscoso como clara de ovo – que nada mais é que o fio condutor do espermatozoide para dentro do útero
  • Aumento da libido
  • Temperatura corporal basal alterada em até 0.2ºC: Acontece no dia da ovulação e permanece elevada até o dia da próxima menstruação 
  • Pontada no corpo: Uma leve pontada na lateral do corpo mais abaixo do umbigo.

80% dos casais com menos de 35 anos de idade conseguem engravidar dentro de um ano de tentativas. Após esse período, o ideal é consultar um especialista. No caso de quem já tem mais de 35 anos, o recomendado é tentar conceber naturalmente por um período de 6 meses e depois procurar um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados