O que são coágulos na menstruação e como lidar?

O que são coágulos na menstruação e como lidar?

Coágulos na menstruação são pequenos pedaços de sangue que aparecem ocasionalmente durante o fluxo e assustam muitas mulheres, que não entendem o que está acontecendo. É o seu caso?

Se sim, fique tranquila! Na maioria das vezes, a presença de coágulos menstruais é algo natural e não representa riscos. No entanto, conhecer os sinais que podem indicar alguma situação que mereça maior atenção.

Por isso que, neste texto, vamos te contar tudo sobre coágulo na menstruação para que você entenda melhor o que está acontecendo em seu corpo e saiba identificar quando está tudo normal ou algo não vai bem. Continue a leitura e empodere-se com o conhecimento!

Como funciona a menstruação

A menstruação é um evento natural no corpo das mulheres, que ocorre, no geral, a cada 21 a 35 dias. Ela faz parte do ciclo menstrual, sendo o período de preparação do corpo para a possível gravidez.

Durante esse ciclo, o útero se prepara para receber um possível embrião. Para isso, o endométrio, que é a camada interna do útero, fica mais espesso. Se não ocorrer a fecundação do óvulo, o corpo entende que não há gravidez e começa a se preparar para a próxima oportunidade.

Nesse momento, ele produz uma substância anticoagulante, evitando a formação de coágulos dentro do útero Dessa forma, o sangue fica mais líquido, fluindo com mais facilidade. Então, essa camada de sangue do endométrio começa a ser liberada do útero.

O sangue menstrual, junto com tecidos do endométrio, passa pelo colo do útero, desce pelo canal vaginal e é eliminado do corpo. O que vemos externamente é esse fluxo de sangue, que dura em média de três a sete dias.

📹 Veja: Menstruação – Menstruação Borra de Café 

Porque formam os coágulos na menstruação

Quando as mulheres têm fluxos menstruais mais intensos, significa que o sangue está descendo em maior quantidade e com maior velocidade. Nessa situação, o anticoagulante natural do corpo não tem tempo suficiente para agir antes que o sangue seja eliminado. Como resultado, a menstruação tende a ser mais espessa e podem aparecer pedaços de tecido.

Outros fatores que influenciam na formação do coágulo na menstruação

Além do fluxo menstrual, existem alguns fatores que podem causar coágulos na menstruação. Confira quais são!

1. Anatomia da vagina

Você sabia que algumas vaginas têm ângulos diferenciados? Essa característica pode fazer com que, durante o período menstrual, um pequeno espaço se forme na parte de trás da vagina, onde o sangue pode acumular. Nesse momento, as plaquetas entram em ação, pois são responsáveis por coagular o sangue.

A coagulação é um processo natural e importante para evitar perdas excessivas de sangue, mas se o sangue menstrual ficar parado no corpo por um longo tempo, há uma maior chance de ele se coagular. Assim, quanto mais escuro ele for, mais tempo ele está parado no seu corpo.

👉Leia também: Cor da menstruação: o que significa cada uma

2. Endometriose

A endometriose é outro fator que pode influenciar na formação de coágulos durante o período menstrual. Essa condição é caracterizada pela presença anormal de tecido endometrial, que normalmente reveste o útero, em outras regiões do corpo, como os ovários, trompas uterinas e até mesmo fora da pelve.

Quando o sangue menstrual fica retido nos locais afetados pela endometriose, pode ocorrer a coagulação, resultando em coágulos maiores e mais intensos durante a menstruação.

Além disso, a presença da endometriose também pode causar cólicas menstruais dolorosas e aumentar o volume de sangramento menstrual, o que pode agravar a formação de coágulos.

3. Alterações hormonais

Durante o ciclo menstrual, diversos hormônios, como o estrogênio e a progesterona, desempenham papéis fundamentais na regulação desse processo. Entretanto, em algumas circunstâncias, podem ocorrer desequilíbrios hormonais, influenciando na formação de coágulos durante o período menstrual.

Quando há um desequilíbrio entre os níveis de estrogênio e progesterona, é comum que o endométrio (camada interna do útero) se torne mais espesso do que o habitual. Isso pode levar a um maior fluxo sanguíneo durante a menstruação, resultando em sangramentos mais intensos. Além disso, o endométrio espessado pode não ser eliminado de forma homogênea, causando a formação de coágulos.

4. DIU

O DIU de cobre pode causar dentro do útero um processo inflamatório constante, aumentando a intensidade da menstruação. Como vimos, quanto mais intensa a menstruação, menos tempo o anticoagulante tem de fazer efeito e maiores as chances de ter coágulo na menstruação. 

Lembrando que isso não é um problema e não faz mal! É apenas uma característica do contraceptivo, assim como os hormonais também podem influenciar no fluxo. 

📹 Veja Como Funciona a Colocação do Diu 

O que parece coágulo, mas não é

O que é confundido muitas vezes com um coágulo é, na verdade, tecido uterino sendo expelido do corpo. Isso porque a menstruação não é só feita de sangue, mas também resíduos corporais, proteínas, lipídios, hormônios e células do endométrio.

Se quiser entender a diferença, basta observar na menstruação. O tecido uterino é como uma pele fina, macia e flexível, enquanto um coágulo sanguíneo é mais denso e com formato de bolinhas ou massas compactas, como gelatina endurecida.

Quando a menstruação com coágulo não é normal

Para verificar se algo está errado, o primeiro passo é observar o tamanho do coágulo durante a menstruação. Normalmente, os coágulos são pequenos, parecidos com bolinhas ou pelinhas. 

Em geral, se tiverem o tamanho de uma moeda de 25 centavos, está tudo bem. No entanto, se forem maiores que isso, é importante conversar com o seu médico ou médica para avaliar a situação.

Além disso, observe se ele também está associado a outros sintomas, como dores muito fortes, fluxo intenso, cólicas menstruais muito fortes, que modificam a sua rotina, sensação de fraqueza, coágulos com cheiros mais fortes.

Como quantificar a menstruação de forma simples

Uma questão importante no ciclo menstrual é quantificar o fluxo. Afinal, entender nosso corpo é fundamental para cuidarmos melhor da nossa saúde.

Os absorventes descartáveis são uma opção muito comum para lidar com a menstruação. No entanto, eles apresentam algumas limitações quando se trata de medir o fluxo sanguíneo, já que não temos uma referência visual do volume absorvido.

Além disso, os absorventes descartáveis não conseguem absorver coágulos completamente. Isso pode deixar a sensação de estar molhada o tempo todo, causando desconforto e até insegurança durante o período menstrual.

Mas calma! Existe uma solução muito mais prática e eficiente para quantificar a menstruação: o coletor menstrual. Ele tem marcação de volume, permitindo que você saiba exatamente a quantidade de sangue que está perdendo em cada ciclo.

Isso é importante porque o conhecimento do volume menstrual pode revelar informações valiosas sobre a nossa saúde. Por exemplo, se você perceber que está perdendo uma quantidade excessiva de sangue além dos coágulos, pode ser um sinal de alerta para procurar um médico e investigar se há algum problema.

Ou seja, o coletor menstrual não só facilita a medição como também nos ajuda a conhecer melhor nosso próprio corpo e ciclo menstrual. Então, se você está em busca de uma forma simples e precisa de quantificar a menstruação, o coletor menstrual é a opção ideal!

Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas relacionadas a coágulos na menstruação. Como vimos, essa é uma ação natural do corpo, e só requer atenção quando associada a outros sintomas. 

Se você quer compreender melhor o seu corpo, quantificar seu fluxo e saber se ele tem coágulos, acesse a loja da Inciclo e conheça nossos coletores menstruais!

______

Perguntas frequentes sobre coágulos na menstruação

É normal ter coágulos de sangue na menstruação?

Sim! Na maioria das vezes, a presença de coágulos menstruais é algo natural e não representa riscos.

Porque formam os coágulos na menstruação

Em fluxos intensos, o anticoagulante natural do corpo não tem tempo suficiente para agir antes que o sangue seja eliminado e, como resultado, podem aparecer pedaços de sangue na menstruação. Também acontece quando ficamos deitadas ou sentadas por muito tempo. Nesses casos, o sangue sai do útero e fica acumulado no canal vaginal e acaba coagulando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados