Nosso corpo fala!

Quando estamos ovulando, no período fértil, conseguimos perceber alguns sinais para ficar de olho. Continue lendo que vou te explicar cada um para não ter erro!

O que é ovulação?

A ovulação acontece muito rápido, é o momento que o óvulo, quando maduro, sai do ovário e vai caminhar pelas trompas até chegar no útero. Este é o momento que se tiver um espermatozoide, pode ocorrer a fecundação, caso contrário, você passará pelo período menstrual.

Quais são os sintomas da ovulação?

Muitas pessoas conseguem perceber uma dorzinha ou pontadinha na pelve do lado direito ou esquerdo, dependendo de onde o óvulo saiu. Algumas mulheres também sangram nesse momento, mas o sangramento é pouco e rápido.

Apesar de estarem relacionados, o período fértil e a ovulação não ocorrem juntos. O período fértil, na verdade, antecede a ovulação, então, não é porque você está ovulando que vai engravidar. O óvulo morre rapidamente e o espermatozoide pode durar até 5 dias dentro do útero. Ou seja, identificar os dias que antecedem a ovulação é o que vai ajudar a saber qual é o período fértil.

Como saber quando estou no período fértil?

A principal mudança que ocorre no nosso corpo desse período é do muco cervical. Nesse período, é comum que haja uma secreção parecida com clara de ovo, mais transparente, pegajosa e elástica que o comum. Outro sintoma bem comum é o aumento da libido.

Mas afinal, o período fértil é antes ou depois da menstruação?

O período fértil compreende os 5 dias antes da ovulação e o dia em que o óvulo é liberado. Depois de 24 horas que ovulamos, não tem mais como engravidar.