Cistite e Infecção Urinária são a mesma coisa? Descubra aqui!

Cistite e Infecção Urinária são a mesma coisa? Descubra aqui!

Sabe aquela dor insuportável na hora de fazer xixi, que queima bastante e, em alguns casos, sai até sangue? Ou ainda, a vontade constante de urinar, que te deixa de castigo no banheiro o tempo todo? Pois é, esses sintomas são comuns da infecção urinária

Essa infecção acontece porque o nosso organismo tem várias formas de se defender de microorganismos invasores. No entanto, devido a alguns descuidos, é possível que os agentes entrem no corpo e causem problemas.

Dados mostram que cerca de 80% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. E isso pode ser muito incômodo, né? Mas não se preocupe!

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre cistite e infecção urinária, desde as causas até as melhores formas de prevenção e tratamento. Continue lendo!

O que é cistite?

A cistite é uma condição caracterizada por inflamação ou infecção da bexiga, geralmente causada pela própria bactéria do intestino — embora outros microorganismos também possam ser responsáveis.

Quando não há presença de bactérias, pode ocorrer a cistite intersticial, também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, que se manifesta por meio de sintomas como dor no baixo ventre, aumento da frequência urinária, dor e ardência ao urinar.

Mulheres são mais suscetíveis a desenvolver essa  infecção por terem a uretra mais curta e estarem mais expostas às bactérias. Dados mostram que, em média, de 15 a 20% das mulheres no mundo sofrem com a cistite

E a infecção urinária?

A infecção urinária é uma condição que engloba diversas infecções que afetam o trato urinário, incluindo a bexiga, a uretra e os rins. Essas infecções são denominadas de forma diferente dependendo da área afetada: uretrite para a uretra, cistite para a bexiga e pielonefrite para os rins.

Ela é causada por bactérias e é muito comum, principalmente entre as mulheres, sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil. Em casos mais graves da doença, há o comprometimento dos rins.

Qual a diferença entre cistite e infecção urinária?

A principal diferença entre a cistite e a infecção urinária é a região do sistema urinário afetada pela inflamação

Enquanto a cistite é caracterizada pela inflamação da bexiga, a infecção urinária pode afetar desde a uretra, passando pela bexiga até os rins. No entanto, é importante destacar que a cistite pode evoluir para uma infecção urinária se for causada por bactérias presentes no trato digestivo, como a Escherichia coli, o que pode ser uma surpresa para algumas pessoas.

Quais são os principais sintomas da cistite e da infecção urinária?

A cistite e infecção urinária são doenças que apresentam sintomas muito semelhantes. São eles: 

  • Vontade de fazer xixi com frequência (já que, muitas vezes, as pessoas só conseguem eliminar uma pequena quantidade de urina);
  • Sensação frequente de bexiga cheia;
  • Dor ou ardência ao urinar, além de dores na bexiga, costas e baixo ventre.
  • Febre;
  • Sangue na urina, em casos mais graves.

É importante ressaltar que a dor cria certo receio em urinar, agravando as consequências da doença. Por isso, em hipótese alguma, segure o xixi por muito tempo e deixe de beber água. Isso pode fazer com as bactérias fiquem mais tempo  na uretra e piore a infecção urinária ou cistite, combinado?

Quais as causas das infecções do trato urinário?

Veja agora o que pode causar a cistite e infecção urinária. Aproveite para tomar cuidado para evitar essa doença!

Desidratação corporal

Quando você não bebe água o suficiente, seus rins não conseguem filtrar o sangue 

adequadamente, e isso não é nada legal porque pode acabar permitindo que bactérias se acumulem nos órgãos do trato urinário.

É recomendado beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a limpeza da bexiga, ureteres e uretra em dia e evitar infecções.

Sistema imunológico enfraquecido

Se o sistema imunológico está fraco, fica mais difícil combater as bactérias. Isso pode levar a uma série de doenças, incluindo a cistite e infecção urinária

Mas não para por aí. Pessoas que já tiveram alguma infecção sexualmente transmissível também precisam ficar atentas por correrem um risco maior de ter problemas no trato urinário.

Gestação

O período de gravidez é um momento incrível, mas pode trazer algumas surpresinhas desagradáveis, incluindo uma maior chance de infecções no canal urinário. O pior é que, quando não tratado corretamente, pode levar a uma condição séria chamada pielonefrite, que é uma infecção nos rins. 

Essa maior chance de infecção pode ser resultado de várias coisas, como mudanças no corpo da gestante, ação hormonal, histórico médico e até mesmo doenças como diabete mellitus. Os sintomas costumam incluir dor ao urinar, dor no baixo ventre e outros desconfortos.

Mas lembre-se: nem toda gestante terá infecções no canal urinário, ok? 

👉 Leia também: Sexo na gravidez faz mal? 

Retenção urinária

Segurar a vontade de fazer xixi por muito tempo não é bom para o seu corpo. Além de deixar o sistema urinário em apuros, também favorece a formação de bactérias indesejáveis. 

Inclusive, essa prática pode deixar a sua bexiga preguiçosa. Assim, ela fica com um restinho de líquido, mesmo depois que você vai ao banheiro. Então, vamos combinar uma coisa? Não segure a vontade de fazer xixi, em hipótese alguma! 

Cálculos renais

As indesejadas pedras nos rins também são um dos motivos para aquela terrível infecção urinária, sabia? 

Essas pedrinhas atrapalham a eliminação total da urina, o que acaba criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias na bexiga, causando a temida doença infecciosa na região.

5 hábitos para evitar a cistite e infecção urinária

Preparamos algumas dicas práticas e super importantes para você colocar em prática e evitar a cistite e infecção urinária. Confira!

1. Cuidados durante o sexo

Durante a relação sexual, rola um contato maior entre a uretra e as bactérias. Então, usar camisinha é essencial para se proteger de possíveis infecções. 

Ah, e se tiver contato com o ânus, é melhor não deixar a mão, o pênis ou brinquedos entrarem em contato com a vulva.

2. Fazer xixi após a transa

Fazer xixi após o sexo é importante porque a urina ajuda a “expulsar” as bactérias que podem se acumular na uretra e na bexiga, antes que elas tenham a chance de se multiplicar e causar problemas. Ou seja, a urina funciona como uma verdadeira “faxina” no seu canal urinário!

3. Atenção durante a higiene íntima

O corpo da mulher tem um risco maior de infecções urinárias devido à proximidade da região anal com a vulva. Se você não fizer uma higiene adequada após ir ao banheiro, as bactérias do seu intestino podem migrar para a uretra. Lembre-se sempre de, na hora de se limpar, fazer o movimento de frente para trás, ou seja, da vagina para o ânus.

4. Beba muita água

Tomar bastante líquido ao longo do dia diminui, e muito, o risco de ter infecção. A água ajuda a expelir bactérias que estejam na bexiga ou uretra, reduzindo o risco de infecções.

5. Troque os absorventes descartáveis por coletores menstruais

Experimente os coletores menstruais! Eles são uma opção mais saudável do que os absorventes descartáveis, que criam um ambiente úmido e quente, propício para o crescimento de bactérias. 

O coletor menstrual Inciclo é feito de silicone hipoalergênico e sem substâncias químicas, não produz acúmulo de bactérias e não irrita a região íntima. Com ele, o surgimento de infecções é muito menos provável.

Além dessas, outras dicas importantes são:

  • Urine com frequência. Segurar a urina na bexiga por longos períodos é uma contraindicação importante. 
  • Evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade, porque facilitam a proliferação das bactérias;
  • Durma sem calcinha;
  • Não use protetor diário. Se você tem incontinência urinária ou muita secreção vaginal, o recomendado é usar calcinhas absorventes respiráveis e sem camadas plásticas;
  • Suspenda o consumo de fumo, álcool, temperos fortes e cafeína. Essas substâncias irritam o trato urinário.

Agora que você já sabe como prevenir a cistite e infecções urinárias, que tal ficar por dentro de outras dicas de saúde e bem-estar? Siga a Inciclo nas redes sociais e acompanhe nossas publicações sobre cuidados íntimos, saúde menstrual e muito mais! Estamos no Instagram, YouTube e TikTok. Venha fazer parte da nossa comunidade! 💜 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados