Descubra os perigos de segurar o xixi por muito tempo

Descubra os perigos de segurar o xixi por muito tempo

Imagine que você está em um show incrível, super animado e, de repente, sente aquela vontade de fazer xixi. Mas a fila para o banheiro está gigante e você não quer perder nenhum momento do espetáculo.

Então, decide segurar o xixi por muito tempo, até o final do show. Parece uma boa ideia na hora, né? Mas o que você não sabe é que essa atitude pode causar infecções urinárias, pedras nos rins e até incontinência urinária. Isso porque, quando a gente sente vontade de ir ao banheiro, é sinal de que a bexiga está cheia e precisa ser esvaziada

Por isso, se você tem esse hábito ruim de segurar o xixi, não deixe de ler este artigo. Nele, vamos te contar os perigos dessa prática, e o que fazer quando a vontade de ir ao banheiro aumentar em locais onde ele não é tão acessível.

Os perigos de segurar o xixi por muito tempo

Produzimos urina o tempo todo e a armazenamos na bexiga. Quando ela está cheia, o cérebro envia um sinal ao corpo avisando que precisamos ir ao banheiro, ou seja, é necessário esvaziá-la. 

Se segurarmos o xixi por muito tempo, a bexiga fica cheia demais e começa a se distender — se expandir além do normal. Isso pode danificar os músculos do órgão e até mesmo as fibras nervosas que controlam a micção.

Além disso, quando a urina fica muito tempo na bexiga, pode haver proliferação de bactérias, aumentando o risco de infecções urinárias. Há possibilidade, também, de formação de cálculos renais — as famosas pedras nos rins — formada por sais minerais que se acumulam na urina. Aí, já sabe: é aquela dor imensurável

Muitas mulheres fazem de tudo para evitar usar os banheiros públicos por conta da higiene e acabam segurando o xixi por muito tempo, mas isso acaba sendo ainda mais prejudicial. “É melhor fazer xixi no banheiro público do que ficar apertada. Passar um papelzinho na tampa e sentar representa um risco menor de infecção urinária do que ficar segurando por muito tempo”, alerta Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo.

Cuide do seu corpo e aproveite suas atividades sem preocupação!

Quanto tempo posso ficar sem fazer xixi?

Conforme a obstetriz e CEO da Inciclo, Mariana Betioli, o ideal para as mulheres, durante o dia, é fazer xixi a cada 3 a 4 horas, enquanto a frequência dos homens varia entre 4 a 5 horas.

Essa variação de horas acontece em razão das diferenças anatômicas e fisiológicas entre homens e mulheres, que podem afetar a capacidade de segurar a urina. 

Como a uretra feminina é mais curta, a urina tem menos espaço para percorrer antes de ser eliminada. Além disso, ela está localizada próxima ao ânus, o que pode aumentar o risco de infecções.

Respeitar esse tempo é importante porque o jato de xixi ajuda a expulsar as bactérias que estão na uretra, impedindo sua proliferação e, consequentemente, a infecção

Deu vontade de fazer xixi, e agora?

Se você está na rua, a primeira coisa a fazer é tentar encontrar um banheiro público. Caso tenha banheiro químico à vista, não hesite em usar. Existe muito preconceito acerca do banheiro público (não à toa), mas ele pode ser o seu principal aliado. 

Com as medidas corretas, você diminui os riscos de contaminações e garante sua saúde! 

Então, como usar o banheiro químico da forma correta?

O banheiro químico é uma caso de amor e ódio: é uma invenção para lá de prática, mas que pode causar arrepios só de pensar. Para se livrar das preocupações e aproveitar o evento sem medo de se contaminar, basta seguir algumas dicas simples:

  • Lave as mãos antes e após usar o banheiro: isso ajuda a reduzir o risco de contaminação. Se não tiver pia por perto, não tem problema. O álcool em gel pode ser usado! Lembre-se de ter sempre na bolsa, combinado? 
  • Descarte o papel higiênico corretamente: após o uso, descarte o papel higiênico no recipiente apropriado disponível no banheiro químico. Não jogue o papel no vaso sanitário, pois isso pode causar entupimentos.
  • Evite contato com a superfície interna: como as paredes e a porta. Isso ajuda a reduzir o risco de contaminação.
  • Leve sempre consigo um lenço umedecido: para se limpar e, assim, diminuir as chances de ter vulvovaginite por fungo ou bactéria.
  • Se você precisar sentar, não tem problema. Passe um lencinho, forre o assento ou só enxugue com papel mesmo.

Como diminuir a vontade de fazer xixi?

Nada de ficar sem beber água para não ter que fazer xixi. Além de garantir uma boa hidratação, beber água ajuda a prevenir infecção urinária. 

Outra dica é ir ao banheiro antes que a vontade fique incontrolável. Parece óbvio, mas às vezes ficamos tão animados na festa que nos esquecemos do básico. Se a vontade persistir, respire fundo e saia correndo para o banheiro mais próximo. 

Por último, faça exercícios do assoalho pélvico. O fortalecimento dos músculos pode ajudar a melhorar o controle da bexiga e reduzir a frequência de vontade de urinar.

Como manter o sistema urinário saudável?

Manter o sistema urinário saudável é importante para prevenir problemas como infecções, cálculos renais e incontinência urinária. Algumas maneiras de mantê-lo saudável incluem:

  1. Beber bastante água para diluir a urina e a eliminar toxinas do corpo, o que pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário e cálculos renais. Recomenda-se beber pelo menos 2 litros de água por dia.
  2. Urinar com frequência, sempre que sentir vontade. Isso ajuda a manter a bexiga vazia e a prevenir a retenção urinária, que pode causar danos ao sistema urinário.
  3. Higienizar a área genital corretamente para prevenir infecções do trato urinário. Recomenda-se limpar a área com água e sabonete íntimo, de frente para trás, para evitar a transferência de bactérias do ânus para a uretra.

👉 Leia também: A cor do seu xixi diz tudo sobre a sua saúde!

Se você não quer acabar com dor, desconforto ou uma visita ao médico, faça um favor a si e dê um jeito de não segurar o xixi por muito tempo e ir ao banheiro com frequência. Afinal, nada é mais importante do que a sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados