Higiene íntima depois do sexo: confira a importância dessa prática

Higiene íntima depois do sexo: confira a importância dessa prática

Quando o assunto é higiene íntima depois do sexo, muitas mulheres desconhecem a importância dessa prática simples e básica, pecando em uma etapa tão importante quanto a preparação para a relação.

Isso porque o sexo em si e tudo que envolve o ato ainda é um tabu, seja por vergonha de falar sobre o assunto, seja por falta de ter com quem falar. E não é para menos: uma pesquisa realizada pela Bayer em parceria com a Unifesp mostrou que apenas 52% das entrevistadas tiveram a primeira conversa sobre saúde sexual com os pais.

Se você está no grupo de mulheres que faz tudo depois do sexo — menos se higienizar —, não se preocupe! No artigo abaixo vamos te dar dicas para começar a cuidar melhor da sua região íntima após a transa e se manter limpa e segura! 

Importância da higiene íntima depois do sexo

Vamos combinar: não existe sensação mais gostosa do que aquele banho após vários minutos de atividade física intensa (não estamos falando de corrida). Mas além de relaxar, o banho é fundamental nessa etapa final do sexo, e não é só para ficar cheirosa. 

Fazendo a higienização correta, você consegue prevenir algumas doenças chatinhas, que podem ser sexualmente transmissíveis, como as vulvovaginites —  tipo de inflamação que afeta, simultaneamente, a vagina e a vulva (a parte externa da região genital feminina), causando inchaço, corrimento e dor ao urinar.

O simples ato de fazer xixi após a transa, por exemplo, pode impedir aquela infecção urinária que te deixa presa no banheiro por vários dias. Isso vale para o homem também! 

? Leia também: 7 dicas simples para cuidar da sua saúde íntima

Principais cuidados de higiene depois do sexo

Para te ajudar a incluir o hábito de se higienizar na sua rotina sexual, separamos alguns cuidados que são indispensáveis e devem ser praticados a partir da sua próxima transa, combinado? Confira!

Faça xixi

Saiu da cama? Então vá direto para o banheiro! O ato de urinar após o sexo limpa o canal da uretra, tanto do homem quanto da mulher, evitando que algumas bactérias subam durante o atrito da relação sexual. 

A infecção urinária ocorre nas mulheres com mais frequência porque a uretra feminina é mais curta que a do homem. Além disso, a pressão que o pênis faz durante a relação acaba empurrando essas bactérias para dentro, facilitando a contaminação.

Uma pesquisa publicada no The Journal of Family Practice em 2002 diz que mulheres saudáveis que urinam 15 minutos após a relação sexual podem ter uma probabilidade ligeiramente menor de desenvolver uma infecção do trato urinário do que aquelas que não o fazem.

? Veja também: Infecção urinária | Sintomas, causas, prevenção e tratamento: DICAS certeiras para evitar  

Lave a região genital

Outro passo fundamental para a higiene íntima após o sexo é lavar a região genital. Pode ser no banho, ou mesmo na ducha higiênica. Só não pode deixar de limpar! O motivo é simples: a flora bacteriana no pênis e na vagina aumenta significativamente após o orgasmo, podendo desencadear infecções causadas por fungos, como a candidíase

No caso dos homens, é preciso ter uma atenção especial. A lavagem do órgão evita o acúmulo de esmegma, aquela secreção que sai do pênis para auxiliar na lubrificação natural. Caso não seja higienizado, pode favorecer a proliferação de bactérias.

Para as mulheres, água corrente é o suficiente. Se você quiser, está liberado o uso de sabonete íntimo feminino, de preferência neutro. Lembre-se que a lavagem deve ser realizada apenas na vulva, ou seja, na parte externa da vagina. Mesmo se fizer sexo desprotegido não lave dentro da vagina para remover o esperma e nem pense em usar buchas, esponjas ou qualquer acessório que possa machucar a região.

O banho é uma ótima opção, já que deixa o corpo limpo de suor e quaisquer resquícios de secreções e lubrificante utilizado no sexo, além de ser uma ótima atividade para dois. Afinal, quem não ama de tomar banho de casal após o sexo?

Troque de calcinha

Na hora das preliminares e no auge da excitação, a lubrificação aumenta — e muito, podendo, literalmente, molhar a calcinha. Após tomar banho, você não vai querer vestir uma roupa íntima suja de secreção, não é mesmo? Sem falar que umidade é sinônimo de proliferação de bactérias. 

Por isso, se você for transar fora de casa, saia preparada! Leve uma calcinha extra na bolsa e troque assim que a relação acabar. Dessa forma você fica confortável, limpa e tranquila. 

Limpe também os “sex toys” 

Caso você tenha o costume de utilizar brinquedos sexuais na hora H, lembre-se de limpá-los após a relação. As bactérias, vírus e fungos da vagina acumulam na superfície desses objetos e, quando não são higienizados corretamente, podem espalhar ISTs e outras infecções

Outra forma de prevenir contaminações é não compartilhar os brinquedos com outras pessoas. Da mesma forma que você não emprestaria uma calcinha para outra mulher, os sex toys também devem ser de uso pessoal. Ah! Mesmo que só você use o brinquedo, ainda é necessário higienizá-los entre os usos.

Cuide de quem te proporciona prazer!

Por mais que a vagina ainda seja desconhecido para muitas mulheres, é importante ressaltar que a higiene íntima após o sexo é tão importante quanto usar camisinha, por exemplo. Por isso, vamos relembrar os cuidados, resumidamente: após o sexo, faça xixi, tome um banho relaxante com o seu/sua parceiro(a), troque a roupa intima e limpe os brinquedos! 

Assim como qualquer parte do corpo, a vagina merece cuidado e atenção — não só após a relação sexual, mas no dia a dia também. Por isso:

  • explore bastante essa região;
  • esteja com os exames em dia;
  • vá ao ginecologista regularmente; 
  • faça a higienização da região de forma correta (apenas na parte externa);
  • use e abuse da vagina para ter prazer — sozinha, em dupla ou do jeito que achar melhor!

Agora que você sabe os cuidados após o sexo, não deixe de coloca-los em prática a partir da próxima relação, ok? Aproveite para conferir o nosso blog também! Lá postamos diversos conteúdos do mundo feminino, como relacionamentos, saúde, dicas e muito mais!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados