Pum vaginal: entenda o fenômeno normal do corpo feminino

Pum vaginal: entenda o fenômeno normal do corpo feminino

Você já passou por aquela situação desconfortável quando um “pum” inesperado acontece na região vaginal? Esse fenômeno, também conhecido como pum vaginal, flato vaginal ou mesmo queef, é mais comum do que se imagina e todas as mulheres já passaram por isso — ou ainda vão.

Mas se você se sente constrangida com isso, saiba que existem formas de evitar ou diminuir esses barulhinhos. Quer descobrir como? Continue a leitura e confira algumas dicas úteis!

O que é o pum vaginal?

O flato vaginal é um fenômeno comum que ocorre quando o ar que entra na vagina é liberado, produzindo um som semelhante ao de um pum. Contrariamente ao que se possa pensar, ele não tem nada a ver com gases intestinais, não tem cheiro desagradável e é mais frequente do que se imagina!

Sua ocorrência mais comum é durante atividades sexuais. Isso ocorre porque o ar pode ficar retido na vagina durante os movimentos de penetração e retirada. Até mesmo o sexo oral pode desencadear esse fenômeno.

No entanto, vale ressaltar que os queefs não se limitam apenas às relações sexuais. Eles podem ocorrer durante aulas de alongamento ou exercícios físicos, especialmente durante sessões de yoga.

Por que acontece?

Existem algumas situações em que o pum pela ppk acontece com mais frequência. A seguir, listamos quais são e os motivos pelos quais ocorrem:

1. Posição sexual

A entrada da vagina é controlada por um grupo de músculos chamado de assoalho pélvico, ou simplesmente MAP.  Durante o sexo, a vagina precisa se abrir para acomodar o pênis, certo? Nesse momento, a MAP faz um “abraço” ao redor do pênis para garantir que tudo fique no lugar.

A questão é que, dependendo da posição ou de outros fatores, pode acontecer de as paredes da vagina se afastarem um pouquinho do pênis, criando uma pequena brecha. E o que acontece? Entra ar, é claro! Posteriormente, ocorre a flatulência vaginal.

Isso é mais comum em vaginas mais flácidas e em algumas posições sexuais, como de quatro, com as pernas para cima ou deitada.

2. Entrada de ar na penetração 

Durante o sexo, é completamente normal que o pênis ou qualquer brinquedo que você esteja usando possa sair e entrar novamente. Isso pode causar uma espécie de “injeção” de ar na vagina.

Acontece que, como a vagina tem fim, o ar eventualmente precisa sair. E quando isso acontece, pode fazer um som parecido com o estouro de bolhas de papel.

3. Musculatura flácida do assoalho pélvico

Se o pum vaginal se tornou um evento recorrente na sua vida, pode ser um indício de que a sua musculatura do assoalho pélvico está enfraquecida. Ter músculos mais tonificados ajuda a manter tudo mais “bem fechadinho”, reduzindo as chances de entrada de ar.

Por outro lado, quando esses músculos estão mais relaxados do que deveriam, o ar pode entrar facilmente, até mesmo quando você não está em uma relação sexual. 

O que fazer para reduzir a frequência de pum vaginal

Agora, você deve estar se perguntando: “como posso reduzir a frequência dos puns vaginais?”

Se você precisa fortalecer sua musculatura pélvica ou simplesmente quer fortalecer mais ainda essa região, existem alguns exercícios muito eficazes que podem ajudar, como o pompoarismo, que envolve a contração e o relaxamento dessa região.

Na verdade, o fortalecimento do assoalho pélvico, conhecido também como pompoarismo, é algo que todas as mulheres deveriam fazer. Ter uma musculatura do assoalho pélvico fortalecida não só pode tornar o sexo mais prazeroso, mas também ajuda a prevenir a incontinência urinária, a flacidez vaginal, dores durante a relação sexual, hemorroidas e oferece diversos outros benefícios para a sua saúde íntima.

Outra opção é evitar posições que aumentem a probabilidade de flatos vaginais, caso você tenha pavor desse barulho. No entanto, lembre-se de que isso pode limitar o seu prazer, então é uma escolha muito pessoal! 

Pum vaginal é comum e não precisa ser um motivo de vergonha

Como mencionamos antes, flatos vaginais são uma ocorrência comum que afeta a maioria das mulheres, e é provável que todos que tenham relacionamentos com mulheres já tenham vivenciado essa situação também.

Portanto, não deixe que esse momento atrapalhe o seu prazer. Apenas relaxe e divirta-se no momento. Se isso te incomodar muito, você pode experimentar diferentes posições, mas nunca deixe de aproveitar a intimidade.

Além disso, é importante conversar abertamente com seu parceiro(a) sobre sexo para desmistificar o assunto. Afinal, a comunicação é a chave, especialmente se os flatos vaginais ocorrerem com frequência. 

Lembre-se de que conversar sobre sexo ajuda muito ambos a se conhecerem melhor, ter mais intimidade e entenderem melhor o que fazer durante esses momentos.

Gostou do artigo? Esperamos que tenha sido útil para esclarecer todas as suas dúvidas sobre flatos vaginais e, de alguma maneira, tenha feito você se sentir mais à vontade com essa situação. 

Antes de ir, que tal compartilhar este conteúdo com uma amiga? Espalhar conhecimento é uma das maneiras mais incríveis de apoiar outras mulheres! 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados