Descubra o tamanho ideal de coletor menstrual de uma vez por todas

Descubra o tamanho ideal de coletor menstrual de uma vez por todas

Se você está navegando na internet em busca de uma maneira mais saudável e sustentável de lidar com a menstruação, mas se deparou com diferentes tamanhos de coletores menstruais e ficou em dúvidas sobre qual é o mais indicado para você, não se preocupe!

Elaboramos este artigo com todos os detalhes importantes para você comprar sem erro o copinho perfeito para o seu corpo. Vamos lá? 

Porque o coletor menstrual tem tamanhos diferentes

O corpo muda ao longo dos anos, certo? O mesmo acontece com a região íntima. Sabendo disso, os coletores acompanham essa pluralidade de corpos, sendo feitos em tamanhos diferentes para se acomodar melhor na vagina. 

No geral, eles têm 3 tamanhos: tipo teen, A e B. Nesse sentido, é fundamental encontrar o tamanho ideal para o seu corpo, para usá-lo com conforto e segurança, evitando que o coletor escape ou vaze.

Como saber o tamanho do coletor menstrual indicado para mim?

Existem alguns fatores que influenciam na hora de escolher o tamanho do coletor. Veja, a seguir, os tamanhos existentes de coletores menstruais Inciclo e a indicação para cada um deles!

Tamanho A

O tamanho A é recomendado para mulheres que já são mães ou a partir de 30 anos. Isso porque essas mulheres têm o assoalho pélvico menos elástico e precisam de um coletor maior para se adaptar melhor ao corpo.

Não importa se você teve parto normal ou cesárea, o que conta é o peso do bebê no seu assoalho pélvico durante a gestação. Por isso, se você já foi mãe, o tamanho A é o ideal.

Mas se você tem 30 anos ou mais e ainda não é mãe, também deve optar pelo tamanho A. Afinal, com o passar dos anos, o assoalho pélvico perde naturalmente a elasticidade e precisa de um coletor mais adequado e esse é 0,3 cm mais largo que os demais.

Tamanho B

É indicado para quem tem entre 20 e 29 anos e que nunca tiveram filhos

Teen

O coletor menstrual Teen é menorzinho, sendo indicado para meninas que menstruaram pela primeira vez até os 19 anos. Ele também é uma boa indicação para quem não se adaptou aos outros tamanhos de coletores e quer começar a usar agora.

Para resumir todas as informações, confira o esqueminha abaixo:


6 dicas de para escolher o tamanho certo de coletor menstrual

Saber escolher um coletor menstrual não é uma tarefa fácil. Há muitas diferentes marcas, cores e, mais importante, tamanhos. 

Seja você uma veterana de copos menstruais tentando encontrar um ajuste melhor ou está entrando nesse universo agora, é essencial acertar o tamanho do seu coletor. A seguir estão algumas dicas que podem facilitar esse processo!

1. Conheça o seu corpo

Conhecer o seu corpo é essencial para qualquer decisão sobre produtos de higiene feminina, principalmente quando se trata de escolher o tamanho dos coletores menstruais. 

Nesse momento, considere variáveis como sua idade, se você já é mãe, e até mesmo sua prática de esportes, pois tudo isso pode influenciar no tamanho ideal.

🎥 Assista: Como é Anatomia Feminina 

2. Veja os diferentes tamanhos disponíveis

Na hora de escolher Normalmente, as marcas oferecem pelo menos dois tamanhos diferentes para seus coletores menstruais. Aqui, na Inciclo, temos 3 opções: 

  • O menor é o teen, indicado para meninas que estão menstruando pela primeira vez até completarem 19 anos;
  • O intermediário, tamanho B, indicado para mulheres de até 29 anos e que nunca tiveram filhos;
  • O maior, tamanho A, recomendado para quem tem mais de 29 anos ou já teve uma ou mais gestações.

3. Preste atenção na capacidade do coletor

Escolher o tamanho certo não é apenas sobre como ele se encaixa dentro do seu corpo, mas também sobre sua capacidade de coletar sangue. Considere a intensidade do seu fluxo menstrual antes de escolher.

Na Inciclo, todos os coletores têm a mesma capacidade de até 30 ml de líquido, independentemente do tamanho. Ou seja, as opções A e B são indicadas para fluxos de todas as intensidades!

4. Familiarize-se com a medição do coletor

O tamanho de coletores menstruais costuma ser medido em centímetros (cm). A medida se refere tanto à largura quanto ao comprimento do coletor. Por isso, é importante verificar a descrição completa para garantir que o coletor escolhido seja adequado ao seu corpo.

Na Inciclo, o modelo A tem 45 mm de largura e 72 mm de altura. (57 mm sem a haste). O B tem 42 mm de largura e 72 mm de altura (56 mm sem a haste) e o Teen 40 mm x 64 mm (48 mm sem a haste).

5. Não tenha medo de errar

Não se preocupe se você não encontrar o coletor perfeito de primeira. É normal testar diferentes opções até achar a que mais combina com você. Se está em dúvida, uma boa dica é começar pelo Teen e ir experimentando outros tamanhos conforme a sua necessidade.

Lembre-se que cada corpo é único e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

6. Consulte um profissional da saúde

Mesmo com todas essas dicas, pode ser útil discutir a decisão com um profissional da saúde, quem pode fazer recomendações com base em seu histórico médico.

A regra é a mesma para a escolha do disco menstrual?

Escolher o tamanho do coletor menstrual é diferente de escolher o tamanho do disco menstrual, pois eles têm características diferentes. A escolha do tamanho do disco menstrual é mais simples, já que ele se adapta melhor ao formato do canal vaginal

Geralmente, existem dois tamanhos de disco menstrual: mini e regular. A diferença entre eles é o diâmetro do anel e a capacidade de armazenamento. Aqui na Inciclo, temos apenas um tamanho de disco menstrual. Ele se adapta a corpos de todos os tipos e idades.

🎥 Assista: O Disco Menstrual Cabe em Todas as Mulheres? 

Quais são os fatores que não interferem na escolha dos tamanhos de coletor menstrual 

Assim como diversos assuntos associados à saúde feminina são um tabu, o uso de coletores menstruais também envolvem alguns mitos que podem dificultar a escolha do tamanho de coletor menstrual ideal

Se engana quem pensa que o fluxo menstrual intenso interfere no tamanho do coletor, por exemplo. Assim, considerar as recomendações específicas para cada pessoa é fundamental.

Para te ajudar a se livrar desses mitos que circulam entre o universo feminino, separamos os principais erros na hora de escolher o copinho. Confira! 

Altura do colo do útero

É super importante conhecer o seu corpo, inclusive tocar a vagina e o colo do útero, mas o fato é que essa informação não interfere na escolha do coletor.

A título de curiosidade, você pode medir a altura do seu colo do útero em casa mesmo. Para fazer isso, siga estes passos simples:

  1. Higienize as suas mãos.
  2. Fique em pé ou sentada, com as pernas abertas. Assim, o seu colo do útero fica na posição natural.
  3. Introduza o seu dedo médio ou indicador na vagina e vá subindo até encontrar o colo do útero. Ele é redondo e macio, como a ponta do nariz.
  4. Observe até onde o seu dedo entrou na vagina. Essa é a altura do seu colo do útero.

Intensidade do fluxo

O tamanho do coletor menstrual não depende do seu fluxo, mas sim do seu canal vaginal. Se você escolher um coletor muito grande ou muito pequeno, ele pode não ficar bem ajustado e causar vazamentos ou desconforto.

Por isso, se você tem um fluxo intenso, pode ser que precise esvaziar o coletor mais vezes do que 12h. Mas isso não quer dizer que precise de um coletor maior.

O coletor menstrual Inciclo é ideal para quem tem fluxo intenso, pois ele pode coletar até 30 ml de líquidotrês vezes mais do que os absorventes.

Vida sexual

Há um mito — e um preconceito — por trás das mulheres que são sexualmente ativas, acreditando que suas vaginas são mais largas e, por isso, necessitam de um coletor maior

Hoje, sabemos que essa informação não passa de uma inverdade. O comprimento e largura da vagina não são comprometidos devido à frequência de relações sexuais. Os únicos fatores que podem influenciar no tamanho do canal vaginal são: idade e gestação.

👉 Leia também: Mito da perfeição das vaginas

Onde comprar o seu coletor menstrual 

Agora que você já sabe como escolher o tamanho de coletor menstrual ideal para você, sem erros, chegou o momento de adquirir o seu copinho.

No site da Inciclo, você encontra todos os 3 tamanhos de coletores menstruais. Todos eles são feitos com silicone medicinal hipoalergênico da melhor qualidade para garantir a sua segurança e foram desenvolvidos pela obstetriz e CEO da Inciclo, Mariana Betioli.

Além disso, você vai encontrar discos e calcinhas absorventes e acessórios e produtos de higiene, como cápsula para esterilização e sabonete íntimo. Clique aqui e comece agora mesmo sua emancipação para uma menstruação livre e saudável

Ah! Se você ficou com alguma dúvida em relação aos tamanhos do coletor menstrual Inciclo, não hesite em nos contatar! Será um prazer te ajudar na escolha do seu coletor!  💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados