Quem é virgem pode usar coletor menstrual?

Quem é virgem pode usar coletor menstrual?

Não é segredo que a virgindade feminina sempre foi um grande tabu. Mas será que isso também te impede de ter uma menstruação mais saudável com o coletor menstrual?

A resposta é não! Ao contrário do que muita gente pensa, quem é virgem pode usar coletor menstrual sem nenhum problema. E, se você ainda tem dúvidas, nós podemos te provar! Confira aqui!

O coletor menstrual pode tirar a virgindade?

A pessoa deixa de ser virgem depois da primeira relação sexual, seja ela com ou sem penetração. O coletor menstrual não pode tirar a virgindade de alguém, já que não fazemos sexo com o coletor.

Entretanto, o copinho menstrual pode causar algumas alterações no hímen — assim como várias outras atividades também podem, como andar de bicicleta, andar a cavalo, se masturbar, levantar peso, dar cambalhota e outras inúmeras atividades do dia-a-dia.

O hímen é apenas uma membrana muito fina que fica em volta da entrada da vagina, por isso, pode passar por alterações com muita facilidade. Além disso, depois da infância, ele não tem nenhuma função no organismo e não pode indicar se uma pessoa já teve ou não relações sexuais. 

Prova disso é que algumas meninas já nascem sem o hímen e outras têm essa membrana rompida naturalmente. Ou seja, podem ter um hímen rompido ou nem tê-lo mesmo sem nunca ter tido uma relação sexual.

A verdade é que a virgindade é uma construção social, não uma condição médica. Então, não é o hímen ou nenhum outro indicador no seu corpo que vai atestar se você é virgem ou não.

Veja também: Qual a diferença entre o coletor menstrual e o absorvente interno?

O coletor menstrual alarga o canal vaginal?

Não! Assim como o coletor não tira a virgindade, ele também não alarga o canal vaginal. Por isso, tanto quem já teve relações sexuais como quem é virgem pode usar coletor menstrual.

Além disso, a musculatura vaginal é totalmente flexível — não é à toa que por ela pode passar um bebê e ainda assim voltar ao seu tamanho normal em seguida.

Por isso, não se preocupe! Usar o coletor menstrual não vai alagar a sua vagina ou diminuir a sensibilidade durante a penetração. O copinho é feito com um material totalmente flexível para se adaptar ao seu corpo.

A partir de quantos anos pode usar coletor menstrual?

O coletor menstrual pode ser usado em qualquer idade a partir do primeiro ciclo menstrual. Não existe idade mínima ou pré-requisito para usar o copinho, esse é justamente o principal motivo pelo qual quem é virgem pode usar coletor.

Inclusive, o ideal é que toda menina tenha a possibilidade de usar um coletor logo na sua primeira menstruação, caso se sinta pronta. 

Como colocar o coletor menstrual em quem é virgem?

Quem é virgem pode usar o coletor menstrual. Existem algumas dicas simples que podem te ajudar a aprender a colocar e tirar o coletor de forma muito mais rápida. E nós vamos descobrir agora quais são!

Dica 1: Conheça o seu corpo

A primeira dica e o passo mais importante para começar a usar o coletor menstrual é conhecer o seu próprio corpo! Por isso, não tenha medo ou vergonha de olhar a sua região íntima com um espelho e se tocar.

Você pode inserir um ou dois dedos dentro da vagina para sentir o seu canal vaginal e entender onde o coletor vai ficar posicionado. Esse movimento não precisa ter a intenção de masturbação caso você não queira, mas conhecer a sua região íntima é fundamental e representa um grande empoderamento.

Se sentir algum desconforto, não force. Faça uma pausa, relaxe e comece novamente aos poucos, no seu rítmo. A cada toque, você vai perceber como vai ficar mais íntima de si mesma, o que torna o processo muito mais tranquilo.

Dica 2: Escolha um tamanho adequado

Quem é virgem pode usar qualquer coletor. Mas, geralmente, meninas mais novas se sentem mais confortáveis com os tamanhos menores, já que eles são mais fáceis de manusear.

O coletor menstrual teen, por exemplo, é o menor dos tamanhos de coletor menstrual na Inciclo e é recomendado para quem tem menos de 19 anos.

Apesar de pequeno, o coletor menstrual teen se adequa a todos os tipos de fluxo menstrual. Por isso, mesmo que você tenha um fluxo intenso, pode usar sem se preocupar.

Dica 3: Não tenha pressa 

O passo-a-passo para colocar o coletor menstrual é simples:

  1. Lave bem as mãos;
  2. Procure uma posição confortável, pode ser agachada, sentada ou em pé com uma perna apoiada no vaso;
  3. Dobre o coletor;
  4. Insira em direção ao ânus até que ele esteja todo dentro do canal vaginal;
  5. Faça uma longa e profunda expiração enquanto coloca.

Além disso, é importante estar bem relaxada e sem pressa. Quando estamos tensas, nossa musculatura fica mais rígida, o que torna mais difícil inserir o coletor da maneira correta

Aos poucos você vai pegando o jeito! Se não der certo na primeira vez, faça uma pausa, relaxe e tente de novo. 

Quanto mais você conhecer o seu corpo e mais confortável estiver em se tocar, mais fácil será. Por isso, o melhor segredo para usar o coletor menstrual é praticar!

O coletor menstrual é para todas!

Além de ajudar você a conhecer melhor o seu próprio corpo, o coletor menstrual:

  • Reduz os gastos com a menstruação;
  • Evita alergias;
  • É mais seguro contra vazamentos;
  • Permite que você entre na piscina menstruada;
  • Não altera o pH vaginal;
  • Ajuda a preservar o meio ambiente;
  • Te deixa mais confortável e segura.

Por isso, quem é virgem pode usar coletor e todas as outras mulheres também! Ao contrário do que te ensinaram, a sua menstruação não precisa ser um fardo! É possível ter um ciclo menstrual muito mais saudável e feliz com o copinho menstrual.

Compre seu coletor no site da Inciclo e tenha 1 ano de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados