Absorvente para piscina: entre na água mesmo menstruada!

Absorvente para piscina: entre na água mesmo menstruada!

Você já deixou de entrar na água por estar menstruada? Então leia este artigo e aproveite os dias de sol com tranquilidade!

Se você é uma pessoa que menstrua, provavelmente já evitou entrar na água por estar menstruada em algum momento da vida. Acertamos? 

Nos dias de verão, sempre vem a vontade de tomar um banho de piscina ou mar para se refrescar. Junto desse desejo, chega também a insegurança de entrar na piscina menstruada.

Afinal, será que a menstruação vai vazar? As pessoas vão saber que estou menstruada? Vou contaminar a água? Esses são os questionamentos mais comuns entre as mulheres, mas fica tranquila! 

Este artigo é justamente para acalmar o seu coração e esclarecer todas essas questões para você. Vem com a gente se libertar dessa crença e descobrir tudo sobre esse tema!

O que acontece se entrar na piscina menstruada?

A resposta é simples: nada acontece. Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, não há absolutamente nenhuma contra-indicação para entrar na água durante a menstruação. Você não irá contrair nenhuma infeção, muito menos contaminar a água. Esses são mitos antigos, que só servem para te privar de se divertir.

Inclusive, exercícios de baixa intensidade, como a natação, são benéficos para a saúde, inclusive menstrual. Eles podem aliviar as cólicas, já que durante o exercício, o corpo libera endorfinas que atuam como analgésicos naturais e dão uma sensação de bem-estar. 

Ou seja, quando você entrar na piscina ou mar menstruada, terá apenas momentos de descontração, promovendo relaxamento do corpo e reduzindo o temível cortisol — hormônio que causa o estresse.

No entanto, se mesmo sabendo que não há problemas para entrar na água menstruada, você se sentir desconfortável por ter um fluxo muito intenso, está tudo bem! Nem sempre estamos no clima. O importante é respeitar o seu corpo, suas vontades e fazer o que te fazem bem!

Mas a pergunta que fica é: se pode entrar na piscina menstruada, como fazer para o sangue não vazar? Veja a seguir!

Pode entrar na piscina com absorvente externo?

A verdade é que até pode, mas não é indicado. Vamos refletir: o absorvente serve para absorver a menstruação, certo? Logo, ao entrar em contato com a água, ele vai absorvê-la, ficando encharcado e não cumprindo sua função principal — podendo, inclusive, desmanchar. 

Além disso, o absorvente externo pode incomodar, já que ficará pesado e aparente, te deixando desconfortável na hora de sair da água. Mas não deixe que isso atrapalhe o seu dia de sol! 

Existem outros meios que você pode usar para impedir que o seu biquíni ou maiô fiquem com sangue, além de impedir que a mensuração vaze no mar ou na piscina, te deixando mais segura. 

E com absorvente interno?

Pode sim entrar na água com o absorvente interno, mas não é tão confortável porque a água também vai entrar, ou seja, ele vai sugar a menstruação, a umidade natural da vagina e também um pouco da água. Na hora de tirar, pode ser um pouco desconfortável porque ele vai inchar com tanto líquido e aumentar bastante de tamanho. Além disso, como a vagina vai estar mais ressecada, pode também não sair tão fácil.

Opções seguras e eficazes para usar na água durante a menstruação

Não existe um absorvente para piscina especificamente, como algumas fraldas infantis. No entanto, há alternativas eficazes e confortáveis para a mulherada nadar com tranquilidade, independente do momento do ciclo. Veja só!

Coletor menstrual

Os coletores menstruais são queridinhos das mulheres, principalmente pela praticidade que eles proporcionam na rotina feminina. Isso porque eles podem ser utilizados para dormir, andar de bicicleta e, inclusive, entrar na piscina ou mar. 

Outra vantagem é que eles são mais seguros que os absorventes internos, por exemplo,  já que podem ficar na vagina por até 12h. Os coletores menstruais vedam completamente a saída de sangue, não deixando escapar nadinha.

Além disso, os coletores menstruais são completamente ecológicos, ou seja, podem ser lavados e reutilizados. Assim, eles se tornam uma ótima opção para quem deseja reduzir o consumo de plástico, economizar e cuidar do meio ambiente.

Disco menstrual

Com os mesmos benefícios do coletor menstrual, o disco menstrual também coleta a menstruação, impedindo o seu vazamento. A principal diferença entre os dois é a posição que ele fica na vagina, já que o disco fica próximo ao colo do útero.

Mesmo parecendo menor que o copinho, ele tem a capacidade de coleta de até 40 ml de sangue,  e só precisa ser trocado a cada 12h.

Aproveite os dias de calor mesmo na menstruação!

Ainda não está convencida a entrar na água menstruada? Então confira algumas dicas bônus para poder nadar despreocupada:

  • Se puder optar, nade em águas mais mornas — ao contrário da proposta de relaxar, a água gelada pode causar contrações dos vasos sanguíneos, piorando a cólica menstrual.
  • Use coletor ou disco menstrual — principalmente se você tem um fluxo mais intenso, não dispense essa proteção interna. Ela impedirá que vaze qualquer gota de sangue e, assim, você poderá sair tranquila da água! 
  • Tire o biquíni assim que possível — umidade, principalmente na região íntima, é sinônimo de proliferação fungos, lembra? Então, troque de roupa logo que sair da água. Assim você evita infecção, além de manter o corpo quentinho.

Agora que você já sabe que não há desculpas para não pular na água durante a menstruação, aproveite os dias de sol sem incômodos e com tranquilidade, como deve ser! 

Aproveite também para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todos os assuntos do universo feminino!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados