Primeira menstruação e seus sinais

Primeira menstruação e seus sinais

Está apreensiva quanto à sua primeira menstruação?

Nessa matéria listamos algumas curiosidades e dicas para você saber antes de menstruar pela primeira vez. Vem com a gente que vamos te explicar tudinho!

Menarca é o nome dado à primeira menstruação. O acontecimento é um marco na vida de uma menina, pois representa a passagem da infância para a adolescência e indica o início do período fértil, ou seja, que a menina pode engravidar (calma, segura essa informação aí que a gente retoma logo mais).

Geralmente a primeira menstruação acontece entre os 10 e 13 anos de idade, mas isso não é uma regra, uma vez que cada organismo funciona de forma diferente e alguns fatores podem influenciar na chegada da primeira menstruação como histórico familiar, nível de gordura no corpo, estilo de vida, hormônios entre outros. Portanto, se a sua amiga já menstruou e você ainda não, relaxa, menstruar entre 9 e 15 anos é perfeitamente normal. Logo mais a sua menstruação vem!

“Mas, como vou saber se estou para menstruar?”

Menina com cara de dores da primeira menstruação.

Repare no seu corpo e responda a essas perguntinhas básicas?

  1. Você perdeu alguma roupa nesses últimos dois anos por ter crescido mais?
  2. Seus seios aumentaram de tamanho e muitas vezes você sente um desconforto, uma sensação de estarem “mais doloridos”?
  3. Surgiram pelinhos na região da axila e lá embaixo?
  4. Sua calcinha está sempre seca ou você já notou um corrimento aquoso e esbranquiçado algumas vezes?

Se a resposta for “SIM” para a maioria das perguntas, prepare a sua necessaire, pois uma garota prevenida vale por muitas, não é mesmo? Leve com você um coletor, calcinha menstrual ou absorvente reutilizáveis, enfim, aquele que você se sentir mais segura para usar no seu primeiro período. 


Nos primeiros ciclos, facilita muito usar a calcinha absorvente mesmo nos dias em que você não está menstruada porque assim você fica sempre segura e preparada para não ser pega de surpresa.

Ter uma calcinha extra é sempre bom, assim como um chazinho e uma bolsa de água quente para um possível incômodo, o que não é muito comum nesse começo para a maioria das meninas;

Entre os possíveis sintomas temos:
  • cólica (uma dorzinha embaixo da barriga)
  • dor de cabeça leve
  • enjoo
  • entre outros

Os primeiros ciclos podem ser mais difíceis de entender pois não são muito regulares. Um mês a menstruação vem e no outro ela pode não dar as caras. Seu corpo está se adaptando a essas mudanças e seus ovários ainda estão amadurecendo e não vão funcionar tão certinho como o da sua mãe ou da sua irmã mais velha por exemplo. Além de atrasos, alguns “escapes” também são muito normais. 

A gente sabe que passar por todas essas transformações é algo complexo,  (tamo juntas!). Além do corpo, o psicológico também é afetado e é normal certa apreensão diante de tanta coisa nova. Mas, confie: com o tempo você vai tirar de letra e mandar muito bem durante toda a sua vida reprodutiva.

Peraí, vida reprodutiva? Vamos retomar a questão que deixamos lá em cima!

Sim, a menstruação comunica o corpo que um novo ciclo está começando e que o útero está pronto para uma possível gravidez.  A menstruação é a fase do ciclo menstrual caracterizada pelo sangramento através do canal vaginal. Se o óvulo não foi fecundado, o sangue que foi sendo acumulado no seu útero nas últimas semanas para receber o embrião é descartado através da menstruação.

Os ciclos uma vez regulados ocorrem, em média, a cada 28 dias, e costumam durar de 3 a 7 dias. (quer saber mais sobre o assunto, temos diversas matérias no nosso blog!)

E como deve ser a minha menstruação?

No começo a menstruação costuma ser leve, menos volumosa e pode variar na cor, podendo ser rosa ou marrom. Quando a menstruação é mais intensa ela é mais vermelha e pode apresentar alguns “pedacinhos de pele” que podem ser coágulos ou tecido do útero também expelido na menstruação.

Quando devo ir a um ginecologista?

Visitar um ginecologista é sempre bom, pois ele esclarece muitas dúvidas sobre a menarca, a menstruação, seu ciclo menstrual e a sua saúde íntima, mas não que seja necessário nos primeiros anos de menstruação. Quando você iniciar a vida sexual ou completar 25 anos, é importante começar a fazer alguns exames. No geral, se está tudo bem, você não precisa ir ao ginecologista só porque menstruou.

Gostou da matéria? Conheça mais sobre seus ciclos aqui no nosso blog.

E, caso ainda tenha dúvida quanto a sua menstruação, pergunte pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados