Menstruação com coágulos é normal?

Menstruação com coágulos é normal?

A sua menstruação veio diferente, com uns “pedacinhos de pele” ou “plaquinhas de sangue” que te deixaram com a pulga atrás da orelha? Calma amiga, na grande maioria das vezes isso é normal.

São apenas coágulos sanguíneos, formados de tecido uterino (do endométrio mais precisamente) e sangue, que se desprendem do útero e deixam o nosso corpo através da menstruação. 

É perfeitamente normal ter um pouco de coágulo. Eles podem se formar pelo simples fato do sangue ficar mais tempo no corpo. Nesses casos, são coágulos bem pequenos e normalmente mais escuros que vem no finalzinho da menstruação, mas quando vem em maior quantidade é preciso mais atenção.

Vamos explicar melhor:

Durante o ciclo menstrual, nosso corpo passa por alterações hormonais que criam as condições necessárias para que aconteça a ovulação e uma possível gravidez.

A camada interna do útero (endométrio) fica mais espessa, cheia de líquidos e nutrientes para acolher e nutrir o embrião. 

Se essa camada receber uma quantidade maior de hormônio, isso vai refletir na espessura do endométrio, deixando-o ainda mais grosso e, consequentemente, na intensidade do fluxo menstrual (caso não haja a gravidez). 

Portanto, quanto mais grosso o endométrio, maior será o fluxo e a possibilidade de apresentar coágulos.

Imagens de coágulos no coletor menstrual

Prestar atenção na sua menstruação é fundamental!

Os ciclos são únicos e podem apresentar diferenças a cada menstruação. Porém, se você notar que os coágulos estão muito grandes, em quantidades excessivas, com fluxo menstrual mais intenso e mais longos que o habitual, ou mesmo, apresentar dores muito fortes, consulte o seu ginecologista.

Coágulos menstruais somados aos sintomas acima podem sinalizar problemas como disfunção hormonal, endometriose, miomas e deficiência de algumas vitaminas.

Quanto mais cedo um diagnóstico, mais rápido poderá ser o tratamento.

Gostou da matéria? Siga lendo nosso blog e aprendendo mais sobre o seu ciclo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados