Dor durante o sexo: entendendo a dispareunia e seu impacto na intimidade

Dor durante o sexo: entendendo a dispareunia e seu impacto na intimidade

Para muitas mulheres, o sexo é uma experiência prazerosa, cheia de desejo e intimidade. Mas você sabia que nem sempre é assim? Pois é, a dor durante o sexo é uma realidade para muitas de nós e é mais comum do que imaginamos — e queríamos.

Um estudo britânico comprova isso ao descobrir que duas em cada dez mulheres sente dor durante a relação sexual. Essa pesquisa revelou que a condição, conhecida como dispareunia, é comum e pode afetar mulheres de todas as idades.

Por isso, se você já se sentiu assim em algum momento da sua vida sexual, saiba que não está sozinha! Neste artigo, vamos abordar as possíveis causas dessa situação e o que pode ser feito para minimizá-la ou até mesmo eliminá-la. Vamos juntas nessa?

Afinal, o que é dispareunia?

A dispareunia, também conhecida como dor durante o sexo, é um incômodo que ocorre durante a relação sexual. 

A condição é mais frequente em mulheres e pode acontecer em até 20% delas. É mais comum em quem tem entre 20 e 30 anos, mas também aparece depois da menopausa, quando a vagina fica mais seca devido à falta do hormônio estrogênio.

Assim, ela pode ser causada por diferentes fatores, como falta de lubrificação vaginal, inflamação ou irritação dos órgãos genitais, trauma cirúrgico ou obstétrico, ou mesmo tabus culturais.

É possível dividi-la em tipos diferentes para facilitar o diagnóstico e, consequentemente, busca pelo tratamento certo. São eles:

  • Primária: quando a dor aparece logo na primeira transa.
  • Secundária: quando as sensações incômodas surgem depois de já ter tido relações sexuais sem dor antes.
  • Situacional: quando a dor acontece só com parceiros específicos ou em certas posições, sendo algo bem específico.
  • Generalizada: quando rola dor em todas as vezes que você tenta fazer sexo, independentemente de como, quando ou com quem.

Então, é normal sentir dor durante o sexo?

Dor durante o sexo não é normal nunca e não é algo que todas as pessoas têm que passar. A relação sexual deve ser uma experiência prazerosa e livre de desconfortos. Por isso, se você está sentindo dor, é sinal de que algo não vai bem.

A dispareunia pode ser bem incômoda, afinal, quando se sente dor durante o sexo, a tendência é perder a vontade de fazer de novo. E isso pode levar a diminuição do desejo sexual, além de sintomas como depressão e ansiedade, que só pioram a tensão dos músculos do assoalho pélvico.

A boa notícia é que, geralmente, dá para descobrir o que está causando essa dor e resolver o problema. Por isso, é importante entender o que está acontecendo com o seu corpo e buscar ajuda. Identificar a causa é o primeiro passo para encontrar a solução adequada.

Lembre-se: todos merecem uma vida sexual sem dor e cheia de prazer

Quais são os sinais e sintomas mais comuns da dispareunia?

Se o sexo tá causando dor, é hora de investigar! A dispareunia pode se manifestar de diferentes formas, por isso, é importante ficar atenta aos sinais e sintomas. Os mais comuns incluem:

  • Dor em pontada ou queimação na região genital ou na pelve, que pode surgir logo no início da penetração.
  • Dor profunda na pelve durante os movimentos de vai e vem.
  • Dor em múltiplos locais, como vagina, vulva, útero, entre outros.
  • Dor durante ou após o ato sexual, podendo persistir mesmo após a relação sexual.
  • Sangramento ou corrimento vaginal durante, ou após o coito.

O que pode estar causando essa condição?

A dispareunia pode ter causas tanto físicas (como inflamações ginecológicas) quanto psicológicas, sem uma causa física óbvia para a dor.

Em algumas situações, a dor durante o sexo pode ser resultado de uma combinação de fatores físicos e psicológicos. Mas no geral, a dispareunia é consequência de circunstâncias, como:

Falta de lubrificação

Para sentir prazer no sexo, a mulher precisa estar relaxada e com a libido em alta para garantir uma boa lubrificação.

Se a vagina não está lubrificada o suficiente, o atrito pode causar desconforto, dor e até feridas. As mulheres na menopausa e as que estão amamentando precisam ter ainda mais cuidado, pois a lubrificação natural tende a diminuir nessa fase da vida. 

Portanto, caprichar nos estímulos antes da penetração é fundamental! Se necessário, usar lubrificantes podem ser ótimas estratégias para uma experiência sexual mais confortável e prazerosa!

Fatores emocionais

Sabe aqueles dias em que você não está muito a fim de transar? Acontece com todo mundo! Mas, às vezes, esses sentimentos podem atrapalhar o envolvimento na relação sexual e até causar dor.

A dispareunia também é consequência de questões emocionais como estresse, ansiedade, traumas passados, problemas de relacionamento, entre outras.

Por isso, é importante refletir sobre como está sua vida amorosa e se alguns fatores emocionais podem influenciar sua vida sexual. Afinal, o equilíbrio entre o emocional e o físico é fundamental para uma experiência sexual prazerosa e confortável!

Vaginismo e Vulvodinia

Você já ouviu falar do vaginismo? Também conhecido como “transtorno da dor gênito-pélvica e da penetração”, ele é uma disfunção sexual que ocorre quando a vagina contrai involuntariamente, causando dor, ardência, desconforto, dificuldade de penetração ou até mesmo a incapacidade de ter relações sexuais. 

É como se a musculatura da região pélvica entrasse em modo de defesa, tornando a experiência sexual bastante incômoda e, consequentemente, causando a dispareunia. 

Já a vulvodinia é a dor localizada na região externa, que pode ser espontânea ou desencadeada pelo toque. Algumas mulheres sofrem tanto com isso que impossibilita qualquer ato sexual, mesmo que não envolva a penetração.

Infecções vulvovaginais

As vulvites e vulvovaginites são infecções chatinhas decorrentes de fungos, bactérias, vírus ou protozoários. Elas podem causar sintomas incômodos como corrimento, coceira, vermelhidão, inchaço e dor. 

Isso tudo contribui para a dor durante o sexo, afinal, o seu órgão já está sensível e nessa condição, a relação sexual não é legal, né? 

💡 Leia também: Corrimento e coceira na região íntima? Isso pode ser vaginite!

Feridas no colo do útero

O colo do útero é uma região sensível e importante para a saúde da mulher. Por isso, quando ocorre uma infecção, alergia ou outra situação que provoque feridas no colo do útero, o contato durante a relação sexual pode ser bem doloroso e até causar sangramento.

Endometriose

A endometriose é uma condição onde o tecido que normalmente reveste o interior do útero (chamado de endométrio) cresce fora do útero, em outras regiões do corpo, como os ovários, trompas, vagina e ânus. Esse tecido fora do útero também responde aos hormônios do ciclo menstrual, assim como o endométrio normal.

Durante o sexo, o atrito e a pressão exercidos na região pélvica podem afetar esses tecidos, causando dor. Além disso, a endometriose pode levar a aderências, ou seja, cicatrizes que se formam entre os órgãos pélvicos, causando desconforto e dor durante o sexo.

Como lidar com a dor durante o sexo

Felizmente, existem várias opções de tratamento para a dispareunia! Em geral, uma fisioterapeuta pélvica é a profissional mais capacitada para fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento. Psicoterapia pode ajudar bastante com as questões do relacionamento.

Lembre-se: dor durante o sexo nunca é normal. Se você estiver enfrentando sintomas similares, não tenha vergonha de conversar abertamente com seu(sua) parceiro(a) ou procurar um ginecologista e uma fisioterapeuta de confiança para uma avaliação adequada!

Não deixe que a dispareunia atrapalhe o seu bem-estar. Você merece se sentir bem e aproveitar uma vida sexual plena e satisfatória, saudável e feliz!

E tem mais: quando se sentir bem e puder voltar a aproveitar esses momentos de intimidade com prazer, vai querer até transar durante a menstruação. 

Com o nosso disco menstrual você vai poder ter relação sexual com penetração, sem bagunça e o melhor, nenhum de vocês dois vai sentir que ele está ali. É prático, confortável e você vai poder usar por até 12 horas. Demais, né? 

Quer receber mais dicas incríveis sobre saúde feminina, incluindo tudo sobre sexualidade e bem-estar? Então, assine nossa newsletter e entre para o nosso time de mulheres que buscam uma vida plena e saudável! 💜

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados