Lubrificação Vaginal

Lubrificação Vaginal

A vagina vem cheia de tabus e fenômenos ainda pouco compreendidos pela maioria das pessoas. Nós sabemos que, além do sangue da menstruação, muitos outros fluidos saem dali, mas será que compreendemos de verdade o que é cada um deles?

Todos os líquidos que estão na vagina acabam lubrificando a região, mas cada um com um propósito específico. 

Nós temos o muco cervical, que são substâncias produzidas pelo colo do útero que aumentam em quantidade e fluidez conforme vai chegando o momento da ovulação para criar um ambiente mais favorável para que os espermatozóides sobrevivem e cheguem ao útero para que ocorra a fecundação. Quem já está na menopausa ou usa anticoncepcional hormonal (pílula, adesivo, injeção, diu hormonal e implante) não ovula, então não produz esse muco.

As paredes da vagina também secretam transudato, que é como uma descamação da mucosa.

Temos a lubrificação que vem das glândulas de Bartholin, elas ficam logo na entrada da vagina e secretam um líquilo transparente e bem ralinho durante a fase de excitação para facilitar o sexo. Quando acontece a penetração vaginal antes de um estímulo suficiente para que ocorra uma boa excitação para que a vagina fique lubrificada, a pessoa pode sentir bastante desconforto. Por isso é tão importante que a penetração só aconteça depois que a vagina esteja lubrificada. 

E por fim as glândulas de Skene que ficam bem pertinho da uretra (por onde sai o xixi) e tem a função de liberar um líquido também incolor durante o clímax da excitação. Essa é a ejaculação feminina que algumas experienciam durante o orgasmo.

O que pode atrapalhar a lubrificação:

  • Alguns remédios (anticoncepcionais, medicamentos para miomas e endometriose, alguns antidepressivos, radio e quimioterapia)
  • Falta de estímulo antes da penetração
  • Uso de sabonetes íntimos e ducha vaginal
  • Amamentação e período pós-parto
  • Menopausa
  • Retirada dos ovários
  • Infecção

O que fazer para melhorar:

Se você toma algum remédio/anticoncepcional, converse com seu médico para tentar outra alternativa.

Talvez os estímulos sexuais que você está recebendo não estão funcionando bem ou o tempo dedicado para essa fase não está sendo suficiente. Procure tentar descobrir o que te excita e converse com sua parceria. E lembre-se sempre da regra de ouro: se não está a fim de sexo, não faça!

Use lubrificante. Se você está com desejo, mas não tem lubrificação suficiente, não tem nada de errado em usar um lubrificante. 9 entre 10 mulheres dizem que o sexo fica mais confortável com lubrificante de acordo com um estudo publicado em 2013 pelo “The Journal of Sexual Medicine”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados