Disco menstrual previne gravidez?

Disco menstrual previne gravidez?

O disco menstrual chegou para mudar a forma como encaramos o sexo durante a menstruação. Mas como todo tabu, esse ainda é um assunto cercado de dúvidas e muita desinformação.

Um dos maiores mitos, por exemplo, é que o disco menstrual previne a gravidez. Se você usa ou conhece alguém que já usou o disco menstrual, provavelmente já ouviu essa história. 

Esse é um mito comum, já que o disco menstrual é bem parecido com o diafragma, que é um método contraceptivo de barreira. Mas a verdade é que essa semelhança fica só na aparência, já que os dois não cumprem o mesmo papel.

Para te ajudar a entender o assunto de uma vez por todas, preparamos esse guia completo com tudo o que você precisa sobre a relação entre disco menstrual, gravidez e métodos contraceptivos. Confira!

Como funciona o disco menstrual?

O disco menstrual funciona de forma bem parecida com o coletor. Ele coleta o sangue da menstruação e te deixa tranquila para fazer tudo o que quiser. 

O disco menstrual fica encaixado em volta do colo do útero, criando uma barreira para o sangue da menstruação. Com isso, a entrada da vagina fica livre para uma das maiores vantagens do disco: o sexo com penetração durante a menstruação!

O disco menstrual vai impedir que o sangue desça e nenhum de vocês dois vai sentir que ele está dentro do corpo, ou seja, além de não fazer bagunça, você nem precisa contar que está menstruada.

Veja também: Posso usar o disco menstrual na piscina?

É possível engravidar usando o disco menstrual?

Apesar de vedar a passagem de sangue, o disco menstrual não evita a gravidez e não tem nenhum efeito contraceptivo. Ou seja, é possível, sim, engravidar usando o disco menstrual durante o sexo.

Geralmente, essa confusão acontece porque o disco menstrual tem um formato parecido com o diafragma. O disco impede a passagem do sangue menstrual, mas não impede a passagem dos espermatozoides.

Além disso, os espermatozoides podem sobreviver por até 5 dias no organismo da mulher. Como o disco menstrual precisa ser trocado a cada 12h, nesse momento, o caminho ficaria livre para a fecundação.

⚠️ Por isso, é importante ficar atenta e nunca esquecer: o disco menstrual não previne gravidez!

Métodos contraceptivos para usar com disco menstrual

Apesar de não funcionar como método contraceptivo, uma grande vantagem do disco menstrual é que ele é compatível com vários outros métodos que você pode usar para se proteger.

A seguir, listamos 3 formas muito comuns de evitar uma gravidez e que você pode usar junto com o disco menstrual. Confira!

Camisinha

A camisinha masculina é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos que existem — e isso não é à toa! Ela cria uma barreira direta entre os espermatozóides e a vagina e garante uma excelente proteção.

Além disso, esse é o único método que também protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Seu efeito contraceptivo é imediato, sem efeitos colaterais e não gera nenhuma complicação para engravidar no futuro.

A camisinha feminina também cumpre o papel da proteção com a mesma eficiência. Entretanto, seu uso ainda é pouco comum. 

DIU de cobre

O DIU de cobre ou cobre e prata é um pequeno dispositivo contraceptivo colocado dentro do útero. O cobre do dispositivo mata os espermatozoides.

O DIU pode ser colocado pelo SUS de forma gratuita e fica no organismo por até 10 anos com índice de falha baixíssimo (menor do que 1%). Ou seja, esse é um dos métodos contraceptivos mais seguros que existe — ainda mais do que a camisinha!

A desvantagem desse método é que pode causar efeitos colaterais, como sangramento aumentado e cólicas. 

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais usados, por isso, já é um antigo conhecido das mulheres. Esse tipo de método combina hormônios femininos (estrogênio e progesterona) para inibir a ovulação e impedir a gravidez.

Além disso, o efeito dos hormônios sintéticos também atua para alterar o muco e o endométrio. Tudo isso garante um índice de proteção da pílula altíssimo, se usada corretamente. 

Entretanto, o preço para ter esses resultados pode ser alto. Isso porque a pílula também pode causar uma série de efeitos colaterais. Os principais são:

  • Aumento da chance de câncer de ovário ou de endométrio;
  • Enxaqueca;
  • Retenção de líquido;
  • Transtornos de humor;
  • Baixa da libido;
  • Aumento de peso;
  • Trombose.

Qual é o melhor método contraceptivo?

Todos os métodos contraceptivos têm seus prós e contras. No geral, os mais saudáveis são aqueles que não envolvem hormônios, já que eles não alteram o funcionamento natural do nosso corpo e causam muito menos efeitos colaterais.

Além dos métodos que citamos hoje, ainda existem diversas outras formas de evitar uma gestação, como o diafragma (o grande responsável pelas pessoas acreditarem que o disco menstrual previne gravidez), o anel vaginal, a injeção e o implante anticoncepcional, por exemplo.

Entretanto, nenhum desses métodos pode proteger contra infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, mesmo que você escolha outra forma contraceptiva, é importante lembrar que a camisinha é essencial em qualquer relação!

Além disso, vale lembrar que o disco menstrual não previne gravidez, mas pode contribuir para que você tenha uma relação mais saudável com o seu período menstrual e com o sexo durante a menstruação. Ou seja, ele pode (e deve!) ser um grande aliado!

E agora que você já sabe como se proteger, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas sobre menstruação, saúde e sexualidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados