A cor do seu xixi diz tudo sobre a sua saúde!

Você sabia que a cor do seu xixi diz muito sobre sua saúde? 💦

A urina é um dos principais mecanismos do corpo para eliminar substâncias desnecessárias. Diferente da menstruação, que é sai pelo canal vaginal, a urina é eliminada pela uretra. Por isso, você não precisa tirar o coletor menstrual para fazer xixi.

A água, corresponde a 95% do xixi, enquanto os 5% restantes são formados por ureia, toxinas e outras substâncias.

Urina clara e amarelada

Essa é a cor normal do xixi. Significa que seu organismo está bem hidratado. Mas caso esteja com algum sintoma como ardência, dor ou dificuldade para urinar, procure um médico. 

Urina Transparente

Quando ela fica mais clara demais, é sinal de que talvez, você esteja bebendo água em excesso, o que faz os rins trabalharem mais para eliminar os líquidos. Pode ser também, diabete descontrolada, o que faz com que você precise ir ao banheiro mais vezes. 

Urina amarela – intensa

Essa cor é considerada normal para o primeiro xixi da manhã. Como ela é mais concentrada, sabemos que é devido a muitas horas que passou sem ir ao banheiro e sem tomar água. Caso ela dê um alô durante o dia, é sinal de que precisa se hidratar. 

Urina amarelo escuro ou cor de mel

Pode ser sinal de desidratação, que pode ser resolvido com ingestão de líquidos. Porém, se esse tom permanecer por alguns dias, pode ser sinal de uma desidratação mais profunda, que aumenta o risco de cálculo renal e problemas no fígado. Fica de olho! 

Urina laranja

Se você está ingerindo bastante alimentos como abóbora, caqui, mamão, cenoura e manga, a alteração da cor é temporária. O mesmo serve para a ingestão de alguns medicamentos. Porém, se o tom persistir ou ficar mais intenso, ele pode indicar problemas na vesícula ou doenças no fígado. 

Urina rosa ou vermelha

Pode ser pelo alto consumo de beterraba, ou alimentos com corante vermelho. Mas, pode ser presença de sangue também. No período menstrual, o sangue se mistura e isso é normal. Caso não esteja no período menstrual e ainda sim apareça sangue, pode ser infecção urinária e alguns outros problemas que só o seu médico, depois de exames, te dará certeza. 

Viu só? Anota aí o lembrete: observar sempre o meu xixi!

Compartilhar
Calcinha Menstrual

Comente

A

Recomendado para mulheres com mais de 30 anos ou que já têm filhos.

Eu quero

B

Recomendado para mulheres com menos de 30 anos ou que não têm filhos.

Eu quero