Prisão de ventre antes da menstruação: TPM e constipação

Prisão de ventre antes da menstruação: TPM e constipação

Você já percebeu que, antes de menstruar, o intestino tende a ficar mais preguiçoso e as idas ao banheiro são menos frequentes? Se sim, não se preocupe, pois estamos falando de um dos diversos sintomas da TPM: a constipação

Em contrapartida, nos dias da menstruação, você provavelmente vai mais vezes ao banheiro — e não só para esvaziar o coletor e fazer xixi. Mas qual a relação entre o intestino e o útero? Por que isso acontece? 

É sobre esse assunto que conversaremos hoje. Então, continue aí e venha aprender mais sobre o seu corpo!

O que é prisão de ventre?

A prisão de ventre, também conhecida como constipação, é uma condição em que as pessoas têm dificuldade para evacuar e podem sentir dor ao fazê-lo. Ela é geralmente causada por uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos e falta de exercício. 

Para essa condição, as mulheres se tornam alvos ainda mais potentes. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Gastroenterologia com 3 mil mulheres constatou que 67% delas têm constipação.

Junto com o desconforto, elas sofrem, também, com o mau humor e irritabilidade, já que a serotonina (um dos hormônios da felicidade) é produzida no intestino. Ou seja, no período pré-menstrual temos intestino preso, estresse e insônia, somados aos outros típicos sintomas da TPM. Ninguém merece! 

Mas a questão que fica é: porque a TPM afeta tanto o intestino, mesmo de mulheres que não sofrem com a constipação no dia a dia? A gente te explica! 

Por que o intestino fica preso antes da menstruação?

Os grandes causadores da constipação na TPM são os hormônios. Antes da menstruação, os níveis de progesterona e estrogênio aumentam, causando o relaxamento da musculatura lisa, incluindo útero e intestino — que acaba ficando mais lento. Intestino lento significa o quê? Isso mesmo: menos fezes, mais gases e irritabilidade.

Além disso, os níveis de progesterona também causam retenção de líquidos, podendo contribuir para a constipação. Outro fator relevante é algumas mulheres vivenciarem uma mudança nos hábitos alimentares durante a TPM, contribuindo ainda mais para problemas de prisão de ventre.

E isso não acontece só com você. A mesma pesquisa da FBG mostra que 80% das mulheres com TPM têm alteração do hábito intestinal. Na sua grande maioria, elas apresentam intestino preso.

E durante a menstruação, como fica o intestino?

Durante a menstruação ocorre o oposto: o intestino fica solto devido, também, a ação de hormônios. Neste caso, estamos falando da prostaglandina, ou seja, um composto químico que desempenha papel importante em vários processos fisiológicos, incluindo na menstruação.

Isso porque durante o ciclo menstrual, as células do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) produzem uma variedade de prostaglandinas importantes para iniciar e manter a contração dos músculos do útero e, assim, expelir o sangue. 

Só que elas acabam agindo também na musculatura do intestino, estimulando a eliminação de fezes. Como consequência, o seu intestino pode ficar solto, causando diarreias e cólicas. 

O que fazer para ajudar o intestino a funcionar melhor nesse período? 

Fica calma que nada está perdido. Existem algumas atitudes que podem diminuir, sim, a prisão de ventre antes da menstruação. Confira quais são logo abaixo!

1. Comer bem 

A primeira dica está relacionada à alimentação. É sempre importante comer saudável, mas principalmente neste período, tenha uma dieta rica em fibras, incluindo frutas, vegetais, cereais integrais e grãos. Isso pode ajudar a manter o trânsito intestinal regular e evitar a constipação.

2. Beber água 

Beba água! No mínimo, dois litros por dia. Isso mantém seu corpo hidratado, sua pele radiante e, principalmente, mantém as fezes hidratadas, facilitando sua saída e evitando a constipação.

3. Fazer exercícios regularmente

Sabemos que naqueles dias a preguiça bate forte, mas a atividade física é fundamental para estimular o movimento intestinal e aliviar a dor abdominal.  Só 30 minutinhos já é suficiente para aliviar os sintomas da TPM. Prometemos que no final valerá a pena ter ido, ok? 

4. Evitar alimentos pesados

Ainda no quesito alimentação, evite, sempre que possível, comidas gordurosas, processadas e cafeína. Mesmo que a TPM desencadeie a compulsão alimentar, esses alimentos podem piorar os sintomas do intestino.

5. Nada de ficar sentada muito tempo no vaso

Deu vontade de fazer cocô? Para tudo, concentra, faz e pronto. Se, mesmo após uns minutos você não conseguir, siga a vida e volte outra hora. O segredo é não levar o celular para o banheiro. Pior que intestino preso é hemorroida! 

6. A posição importa, sim!

Ajude seu intestino! Apoiar os pés na hora de sentar no vaso deixa o canal do reto mais alinhado, facilitando a eliminação completa das fezes. Sentada, o músculo contrai e dificulta a evacuação. Com os pés elevados, o músculo relaxa e o cocô sai mais fácil também. Veja como na imagem abaixo:

Agora, você já sabe qual a relação entre TPM e constipação e como evitar (ou diminuir) a prisão de ventre antes da menstruação. 

Então, siga as dicas direitinho e fique de olho no blog da Inciclo. Estamos sempre compartilhando conteúdos de qualidade sobre saúde feminina e autocuidado. 

Ah! Aproveite e compartilhe este artigo com todas as mulheres que você conhece e sofrem com os sintomas da TPM, incluindo prisão de ventre. 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados