Odores vaginais: é normal ter cheiro forte na vagina?

Odores vaginais: é normal ter cheiro forte na vagina?

Se você é do time que usa todo tipo de produto íntimo para disfarçar os odores vaginais, aqui vai uma verdade chocante: a nossa vagina não precisa (e nem pode!) ter cheiro de flores.

Ao contrário do que nos contaram, esses produtos podem aumentar o cheiro forte na região, além de prejudicar a sua saúde íntima.

A vagina tem cheiro de vagina e isso é completamente normal! Mas cheiro forte difere de cheiro ruim. Por isso, preparamos esse guia para te ajudar a diferenciar o cheiro natural da vagina do que pode ser um sinal de alerta para infecções vaginais. Confira!

É normal ter cheiro forte na vagina?

O odor vaginal é normal e, geralmente, causado pela presença de lactobacilos, que ajudam a proteger a vagina de infecções. Esse é um cheiro ácido, mas que não é desagradável.

Já o esmegma — uma espécie de secreção grossa branca ou amarelada (como uma cera) que fica entre os grandes e os pequenos lábios vaginais – nada mais é do que resto de células mortas, de suor e de gordura natural do corpo. O esmegma é produzido diariamente pelo nosso corpo, é completamente normal e não é sinônimo de falta de higiene.

O que causa mau cheiro nas partes íntimas?

O cheiro da vagina é natural, mas não deve ser ruim. Na verdade, odores vaginais muito fortes, parecidos com cheiro de peixe podre, que você consegue sentir através da roupa e que não melhoram com a higiene no banho podem ser sintomas de infecções vaginais.

No geral, as causas mais comuns para cheiro ruim na vagina (que é diferente do cheiro natural da região íntima) são:

Higiene íntima errada

Não lavar a região íntima, lavar demais ou lavar com o sabonete errado: tudo isso pode causar odores vaginais desagradáveis.

Se, por um lado, não fazer a higiene diária da vagina causa o acúmulo de esmegma e um cheiro vaginal cada vez mais forte; por outro, lavar a região íntima em excesso tira a proteção natural do corpo, deixando a área mais exposta à infecções que causam mau cheiro.

Por isso, o recomendado é lavar a região íntima 1x ao dia durante o banho com sabonete líquido íntimo natural com pH balanceado e dermatologicamente testado. Lembrando que devemos lavar só a vulva, a parte de fora. Dentro do canal vaginal, não devemos lavar nunca!

Duchas vaginais

A vagina é um órgão autolimpante. Isso significa que dentro dela a gente não lava, nem como água e nem com sabonete.

O pH vaginal ácido consegue manter as bactérias boas e controlar as ruins. Ou seja, ele é suficiente para manter a nossa região íntima limpinha e, principalmente, livre de infecções que podem piorar o cheiro ruim na vagina.

Mesmo a lavagem apenas com água e sabonete íntimo pode desregular o pH da região e facilitar a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, elimine a ducha vaginal da sua vida e lave apenas a vulva, que é a parte externa onde ficam os lábios internos e externos e o clitóris.

Roupas apertadas

Não tem problema usar uma calça jeans super justa ocasionalmente ou uma legging de academia durante os exercícios. O problema é usar esse tipo de roupa muito apertada o dia todo, diariamente.

Isso porque a vagina é um ambiente úmido e naturalmente abafado. Quando usamos roupas apertadas, abafamos ainda mais essa região, criando um ambiente perfeito para proliferação de bactérias que podem causar cheiro ruim na vagina.

Por isso, o ideal é sempre preferir roupas mais soltas e calcinhas respiráveis, que deixam a vagina arejada, e, sempre que possível, dormir sem calcinha. Isso ajuda a melhorar a circulação, arejar a região íntima e diminuir corrimentos e odores vaginais.

Absorventes e protetores diários

Os absorventes e protetores diários feitos com plástico também estão na lista de coisas que impedem a vagina de respirar e causam mau cheiro na região íntima.

A situação pode ficar ainda pior durante o período menstrual, quando muitas mulheres reclamam do “cheiro ruim da menstruação” quando, na verdade, a menstruação não tem cheiro. O que causa a menstruação com cheiro forte é o contato do sangue com o oxigênio e com os componentes químicos dos absorventes descartáveis. “Quando o sangue está do lado de fora do corpo, entra em processo de decomposição, por isso acaba ficando com cheiro ruim. O sangue da menstruação praticamente não têm cheiro”, explica Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo.

Quando usamos coletor menstrual, o sangue é coletado ainda no canal vaginal, não existe contato com o ar, consequentemente, mantém suas propriedades naturais e não cheira mal.

O copinho menstrual também deixa a região íntima fresca e arejada, o que é fundamental para não aumentar o cheiro natural da vagina.

Infecções vaginais

O odor genital causado por infecção é comumente conhecido como “cheiro de peixe podre”. É um odor muito ácido, acompanhado de um corrimento fluido e que não melhora com a higiene íntima.

É fácil identificar esse tipo de cheiro porque ele é muito diferente do cheiro próprio da vagina. Além disso, o odor causado por infecção costuma ficar ainda mais forte após a relação sexual, quando as bactérias reagem com o esperma, aumentando o mau cheiro.

Nesse caso, é importante procurar a sua ginecologista de confiança o quanto antes. Só ela poderá identificar a causa da infecção e indicar a maneira correta de fazer o tratamento.

👉 Saiba mais: 7 cuidados básicos recomendados pela ginecologista

Como acabar com os odores vaginais?

A vagina deve ter cheiro de vagina. Mas, se os seus odores vaginais estiverem realmente ruins, anote aí 10 dicas que vão te ajudar a amenizar a situação:

  • Lave a região íntima diariamente;
  • Use sabonete líquido íntimo sem perfume 1x ao dia;
  • Sempre retire todo o esmegma dos lábios vaginais durante o banho;
  • Não faça duchas vaginais;
  • Use roupas leves e arejadas;
  • Prefira calcinhas respiráveis;
  • Durma sem calcinha;
  • Use preservativo nas relações sexuais;
  • Troque o absorvente pelo coletor menstrual;
  • Consulte a sua ginecologista regularmente.

Ah, e nada de usar desodorantes e perfumes íntimos para mascarar o cheiro da vagina, ok? Esse tipo de produto pode desregular o pH vaginal e piorar ainda mais a situação.

Lavar a vulva com água e sabonete íntimo natural  é suficiente para manter a região limpa e com seu cheiro natural — que não tem nada de errado. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui para acessar o blog da Inciclo e descubra de uma vez por todas como fazer as pazes com a sua vagina! 💜

_________________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados