Entenda o que acontece na última fase do ciclo menstrual
A menstruação e a ovulação são os grandes marcos do nosso ciclo e é com base nessas datas que determinamos quando começa e quando termina cada fase. A 1a fase é a Folicular, ela começa no primeiro dia da menstruação e termina no momento da ovulação. Assim que o óvulo é liberado, começa a segunda fase, a Fase Lútea, que vamos explicar agora.
A duração da fase lútea
A fase lútea costuma variar entre as mulheres e pode durar de 11 a 16 dias após a ovulação.
Nessa fase, o folículo se transforma no corpo lúteo (tchanan! Esta é a origem do nome fase lútea!). O corpo lúteo produz o hormônio progesterona, responsável por abastecer o endométrio de líquidos e nutrientes, criando assim as condições necessárias para que o embrião se implante na parede uterina (endométrio), caso aconteça a fecundação. E a progesterona não para por aí: ela engrossa o muco do colo do útero impedindo a entrada de espermatozóides e bactérias na região, aumenta a temperatura basal, causa o relaxamento da musculatura do útero e também auxilia no desenvolvimento das glândulas mamárias.
Quando não acontece a fecundação, os níveis de progesterona caem, o corpo lúteo regride de tamanho, o endométrio descama e a menstruação chega, ou seja, um novo ciclo se inicia!
Tenha Paciência Mulher!
TPM e a Fase Lútea.
A fase lútea, além de ser a responsável por “fixar” a gravidez, também é uma fase que vem cheia de sintomas, sendo alguns deles bem chatinhos. Essa é a famosa TPM.
A principal causa da TPM (Tensão Pré Menstrual) é justamente essa alteração hormonal que acontece durante o período menstrual, provocando mudanças físicas e emocionais na mulher. Não é à toa que no comecinho da gravidez, muitas mulheres possuem sinais e sintomas comuns aos da TPM, o que confunde muita gente!
Os sintomas em comum na TPM e na Gravidez:
- Inchaço abdominal;
- Sensibilidade nas mamas;
- Náuseas;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Aumento de peso devido a retenção de líquidos.
- Maior sensibilidade emocional;
- Tensão e ansiedade;
- Dor de cabeça;
- Desejo por alimentos ricos em carboidratos e doces;
- Insônia ou excesso de sono;
- Dificuldade de concentração;
- Irritabilidade ou nervosismo;
- Tonturas;
- Acne;
Dicas práticas para amenizar os sintomas da TPM
A dica fundamental para a mulher enfrentar a TPM é o autoconhecimento.
Se você tem uma relação íntima com seu corpo e com o seu ciclo, você consegue se preparar melhor para esses dias mais sensíveis, criando formas agradáveis de amenizar a irritabilidade e o desconforto que sente. Busque fazer aquilo que lhe faz bem e evite cargas desnecessárias de estresse, diminua o ritmo e cuide mais de você.
Algumas simples mudanças na sua rotina, como uma alimentação mais saudável e a prática regular de atividade física, serão grandes aliados para que você tenha mais qualidade de vida no seu ciclo. E, no mais, aguente firme! Com a menstruação todos esses sintomas tendem a desaparecer.
Para te ajudar a identificar quando acontece a ovulação, o início da fase lútea, assim como os sinais que nosso corpo mostra quando estamos no período fértil, confira aqui.