Se você parar pra pensar, somos treinadas para entender que temos algum problema com nosso corpo, nosso jeito de ser.
Por muitos canais, a informação que nos chega é a que tem algo errado. Não importa quão bonita você seja, nem quanto amada você seja. Uma rolagem de feed no Instagram vai sempre te deixar na dúvida se está tudo certo com você, ou se você é realmente feliz.
Magra demais, gorda demais, desapegada demais.
E nesse pacote de críticas, vem aquela sobre os processos naturais do corpo, como o envelhecimento, a menstruação. E ficamos vítimas de situações que estão totalmente fora do controle. E nesse ciclo infinito, nascem muitos incômodos.
Menstruar não é feio!
Todo mundo se lembra daquela cena de sair de algum lugar carregando um absorvente escondido na blusa. Ou de enrolar tanto papel higiênico possível no absorvente descartável, para que ele passasse despercebido no cestinho e não incomodasse ninguém.
Isso porque nossa relação com a menstruação já começa muito abalada, geralmente somos levadas para um cantinho, onde recebemos instruções em voz baixa e em tom muito sério. Soa como ‘olha, sua vida acabou a partir de agora’.
E não deve ser assim. A lição de aceitar processos do corpo é valiosa, e deve vir desde o começo, bem cedinho. Essa é a missão, revisitar os antigos conceitos, questionar, vencer o ódio que aprendemos a ter sobre determinados assuntos, para só assim, olhar com mais carinho e atenção para toda a potência que nosso corpo tem pra oferecer.
Para nos amar mais
Prestar atenção e questionar são os primeiros passos para entender mais de si e do corpo. Por exemplo, quando você se pergunta o motivo de colocar cheiro de chocolate, de morango, de champanhe em produtos vaginais você pode chegar a duas conclusões
1- O cheiro vaginal é ruim e incomoda
2- Porque eu preciso disfarçar o cheiro vaginal?
Se você aceitar só a primeira conclusão, pode ser que declare que tem vergonha do seu corpo e siga assim. Se questionar, como na segunda, vai entender que o mercado de consumo, as questões patriarcais, sociais e de gênero estão escondidinhas por aí, para te entristecer e te afastar de um bem tão valioso, o seu corpo.
Quer uma relação mais saudável com seus ciclos e seu corpo? A gente tá aqui pra isso.