Antes de mais nada, precisamos concordar que não, dores durante o sexo não é normal! Dito isso, podemos discutir melhor sobre o tema.

Dor na relação sexual é normal? O que pode ser?

Um dos motivos da dor durante a relação sexual é o vaginismo. O vaginismo nada mais é do que  uma contração involuntária dos músculos pélvicos, acontecendo, principalmente, durante a penetração vaginal, seja pelo pênis, dedo e por aí vai.

Vaginismo

O vaginismo primário é aquele que a mulher sempre teve. Então, em qualquer tentativa de penetração, a mulher sentirá dor. O secundário, por outro lado, é aquele que a mulher já teve relações anteriores sem dores, mas agora não consegue mais.

Os tipos de vaginismo

Existe uma série de possíveis causas para o vaginismo. De forma geral, são experiências que a gente tem durante a vida, fatores emocionais, que podem fazer com que tenhamos essa contração do músculo que impede o prazer sexual.

As principais causas do vaginismo

Ao menor sinal de vaginismo, não hesite em procurar ajuda. Você pode falar com o ginecologista, mas quem vai fazer de fato um tratamento é uma fisioterapeuta pélvica, ela vai te avaliar, entender qual o grau de vaginismo e o tratamento necessário. Atendimentos psicológicos também são ótimas opções de tratamento para vaginismo.

O que fazer? Como tratar?

Existem muitas nuances sobre o assunto e trouxemos um panorama geral sobre ele. Veja também nosso vídeo sobre o tema e saiba mais!