Depilação íntima: prós e contras que você precisa saber

Depilação íntima: prós e contras que você precisa saber

Muitas mulheres se aventuram na depilação íntima em busca da sensação de conforto,  bem-estar e higiene. Mas a pergunta que fica é: será que realmente vale a pena ou faz algum mal à saúde? 

Um estudo realizado pela revista Dermatology, publicada pela Associação Americana de Medicina, entrevistou 3.316 mulheres nos Estados Unidos para entender suas razões para a remoção dos pelos da região íntima. 

Conforme o estudo, 62% das entrevistadas afirmaram ter removido todos os pelos pubianos pelo menos uma vez na vida, enquanto 84% relataram ter utilizado algum método de depilação.

Ou seja, a depilação existe e muitas mulheres são adeptas. Por isso, vamos desvendar esse mistério juntas e acabar de uma vez por todas com todos os questionamentos que nos assombram? Afinal, se é para deixar nossa região íntima impecável, que seja com toda a sabedoria. Vem conosco!

Afinal, a depilação íntima faz mal?

Antes de seguirmos com mais explicações, vamos já acabar com a dúvida principal. A depilação íntima é opcional e pode, sim, ser segura

Um dos principais motivos da existência de pelos na região é a proteção, um traço herdado de nossos ancestrais que andavam descobertos e precisavam criar barreiras para impedir a fácil entrada de bactérias e microrganismos. Com a evolução, criamos outras formas de proteção, como as calcinhas e roupas, tornando segura a remoção dos pelos dessa região.

Mas, como todo procedimento ou tratamento corporal, devemos ter atenção a alguns detalhes. Afinal, a depilação íntima pode tornar certas áreas sensíveis e suscetíveis a danos. Os métodos mais populares, como o uso de lâmina de barbear e cera, podem levar a problemas dermatológicos, como:

  • Foliculite;
  • Infecções;
  • Manchas;
  • Feridas;
  • Reações alérgicas.

Além disso, o uso de cremes depilatórios pode desencadear eczemas. 

Em síntese, a depilação não está proibida. O segredo está nos cuidados e na preparação da pele antes e cuidados após. Falaremos mais adiante sobre isso.

Ah! E se der preguiça de se depilar, saiba que está tudo bem também. Inclusive, os pelos pubianos podem ser aliados em algumas ocasiões, como durante a relação sexual, em que diminuem o atrito e previnem a transmissão de alguns patógenos, funcionando como barreira. 

Quais os métodos existentes e qual o mais indicado?

Existem dois tipos de depilação: a que remove apenas parte do pelo, cortando a parte externa dele que chamamos de haste, e a outra que remove a estrutura do pelo por completo, fazendo com que o crescimento e o reaparecimento sejam mais demorados. Tanto um, quanto outro, exige alguns cuidados.

No caso da depilação com lâminas, cremes depilatórios químicos e barbeadores, que cortam apenas a haste do pelo, os cuidados estão no atrito gerado desses produtos com a pele. A perda do pelo faz com que a região perca também sua hidratação natural, já que os pelos têm glândulas sebáceas que contribuem com a lubrificação da pele e o atrito tira a oleosidade. 

A pele desidratada, por sua vez, fica mais sensível e vulnerável a irritações, cortes e até mesmo atritos, que podem gerar foliculite. Tais lesões contribuem para a entrada de microrganismos indesejados que podem causar sérios problemas à saúde íntima, inclusive alguns tipos de infecções.

No caso dos métodos de remoção do pelo por completo, como cera, linha, pinça e a depilação a laser, além da questão da hidratação, há também outro ponto de atenção. Quando removemos o pelo por completo, deixamos um poro aberto na pele, que pode servir de canal de entrada para aqueles indesejados microrganismos que já comentamos anteriormente.

Desses métodos listados, o laser é o menos agressivo para a pele, por conta do baixo atrito que envolve o procedimento, porém há alguns outros cuidados que devem ser checados com seu dermatologista como qual o melhor tipo de laser para a sua pele e a cor do seu pelo.

Cuidados na hora da depilação íntima

Para quem for fazer a depilação íntima, seja removendo parte do pelo ou a estrutura por completo, a indicação é preparar a pele antes e se atentar a alguns cuidados após a depilação, como hidratar e esfoliar a região. 

Enquanto a primeira evita o atrito e a sensibilidade da área, a segunda elimina as células mortas e impede o aparecimento de inflamações na região dos pelos. É também recomendado evitar produtos com álcool, que podem ressecar ainda mais a área.

A regra de ouro consiste em preservar a região seca, evitando o abafamento por tecidos ou absorventes sintéticos. A higiene diária da área externa da vulva com água e sabonete íntimo com pH ácido também é regra tanto para quem tem ou para quem remove os pelos da região. 

👉 Leia também: Higiene íntima depois do sexo: confira a importância dessa prática 

Mitos e verdades sobre a depilação íntima

Abaixo, desvendamos as principais dúvidas sobre depilação íntima. Confira!

Depilar completamente é mais higiênico?

A presença ou ausência de pelos não é necessariamente um indicador de higiene adequada. Na verdade, o que define uma boa higiene íntima é a limpeza adequada da área, independentemente da quantidade de pelos. 

Portanto, uma região íntima depilada, mas mal higienizada, não será mais higiênica do que uma região bem cuidada e sem depilação, ou mesmo com muitos pelos.

Depilar aumenta o prazer na relação sexual?

Não há uma ligação direta entre a depilação e o prazer sexual. No entanto, algumas mulheres podem sentir-se mais confortáveis com a área íntima depilada ou podem combinar com o parceiro que a depilação pode ajudar na excitação. 

Em contraponto, os pelos diminuem o atrito, deixando a relação mais confortável. No final das contas, é uma questão de preferência pessoal e cada pessoa pode decidir como prefere.

👉 Leia também: Dor durante o sexo: entendendo a dispareunia e seu impacto na intimidade 

Os pelos protegem a vagina contra infecções?

Sim. Assim como o cabelo protege o couro cabeludo, os pelos na região genital atuam como uma defesa para o nosso corpo, e a depilação completa pode comprometer essa proteção. 

Além disso, a depilação em si — seja com cera ou lâmina — deixa a pele da vulva com os poros levemente abertos ou até mesmo com pequenas fissuras, favorecendo infecções. 

Portanto, é importante prestar atenção aos cuidados antes e depois da depilação para quem opta por fazê-la. Lembre-se sempre de higienizar bem a área antes do procedimento e usar produtos calmantes logo após para evitar irritações.

Depilar escurece a pele?

Qualquer irritação pode gerar um escurecimento da região íntima. É recomendado conversar com um dermatologista para decidir qual é o melhor método para evitar o escurecimento da pele. 

No geral, a depilação a laser pode ser a melhor opção. Mas, se a pele já estiver manchada, é aconselhável procurar um profissional e buscar o tratamento adequado.

Agora que você já sabe tudo sobre depilação íntima, queremos ouvir a sua opinião! Você gosta de depilar? Deixe o seu comentário contando sua experiência e as suas preferências.

Além disso, convidamos você a compartilhar este conteúdo com suas amigas para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações úteis. Juntos, podemos ajudar mais pessoas a tomar decisões informadas sobre a saúde íntima. 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados