Calendário menstrual: conheça todas as etapas

Calendário menstrual: conheça todas as etapas

Quando ocorre a ovulação e o período fértil?

Mulher segurando um calendário

Quando ocorre a ovulação e o período fértil?

Cada ciclo é único, podendo variar não só entre as mulheres, mas também entre ciclos de uma mesma mulher. O nosso organismo passa por constantes mudanças e, tanto fatores internos quanto externos, refletem na nossa menstruação e, consequentemente, na nossa ovulação e período fértil.

Até mesmo os ciclos mais regulares podem apresentar diferenças entre si. Quando o assunto é ciclo menstrual, não existe uma matemática perfeita que nos dê certeza no cálculo do nosso dia de ovulação.

Tabelinhas e aplicativos de calendário menstrual são apenas recursos auxiliares para as mulheres compreenderem melhor o seu ciclo, mas nunca, nunca mesmo devem ser usados como método contraceptivo, ou mesmo, como uma ferramenta fiel para aquelas que buscam engravidar.

“Mas, e agora? Como devo fazer para saber o meu período fértil?”

Atente-se aos sinais do seu corpo! Sim, ele fala. O ciclo é marcado por fases que, uma vez compreendida, tornam tudo mais fácil.

O início do ciclo menstrual é marcado pelo primeiro dia da menstruação e o seu fim é marcado pelo dia que antecede a próxima menstruação. Assim que um ciclo termina, outra já se inicia.


A ovulação é o processo de liberação do óvulo por um dos ovários e marca a divisão de um ciclo menstrual em duas fases: a fase folicular (onde há a preparação do óvulo até ser liberado pelo

ovário) e a fase lútea (quando o útero se prepara para receber o óvulo fecundado e dar suporte a uma possível gravidez). Se não houver fecundação o óvulo se desintegrará no revestimento uterino e se desprenderá durante a próxima menstruação.


Ao curto período que antecede a ovulação e que a sucede damos o nome de período fértil (ou janela fértil).

É nessa fase do ciclo menstrual, que a mulher tem mais chances de engravidar. Quando o óvulo é liberado pelo ovário, ele migra para as trompas de falópio, e pode sobreviver no trato reprodutivo feminino por até 24 horas. O espermatozoide possui uma vida mais longa e pode permanecer vivo no aparelho reprodutivo feminino por até cinco dias. Logo, se o ato sexual sem contraceptivo acontece nesse período ou próximo a este, há chances de gravidez.

Sinais de que você está ovulando:

  • Vagina mais úmida: Muco mais intenso esbranquiçado, ou mesmo parecido com uma claro de ovo – que nada mais é que o fio condutor do espermatozoide para dentro do órgão reprodutor feminino
  • Temperatura corporal basal alterada em até 0.2ºC
  • Uma leve pontada na região mais abaixo do umbigo
  • Seios mais inchados e doloridos
  • Uma vontade de transar! (Isso mesmo, nossa libido fica em alta, a natureza é sabia, não?)


Se você busca engravidar nada melhor do que compreender os sinais da ovulação e aproveitar o período fértil. Mas se a intenção é evitar a gravidez, usar métodos contraceptivos seguros é fundamental.

Gostou da matéria?
Saiba mais sobre os seus ciclos aqui no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados