As regras e o tênis

As regras e o tênis

Como as maiores tenistas do mundo sofrem com as regras esportivas da modalidade e o seu período menstrual

Os problemas relacionados à menstruação estão em todas as esferas da sociedade e em grupos de mulheres que nem imaginamos, se não estamos inseridos nele.

Já pararam para pensar sobre o quanto pode ser difícil para as mulheres que são atletas profissionais estarem bem preparadas em seus períodos menstruais? Esse assunto é muito discutido entre elas, e algumas tomam doses de hormônios para cortar a menstruação, escolha essa que não pode ser feita sem um rígido acompanhamento médico.

As tenistas, por exemplo, enfrentam não só a barreira da disputa esportiva, mas também de todo um universo de itens relacionados à sua modalidade, que acabam se tornando um problema. É comum que se pratique tênis usando roupas brancas, além da tradicional mini saia, o que pode gerar bastante desconforto, dependendo do absorvente que for usado.

Petra Kvitova, deu uma entrevista coletiva onde falava sobre assuntos relacionados ao universo feminino. Nessa polêmica entrevista da atleta, ela confessa passar por diversos problemas quando tem competições, pois algumas vezes se sente mal em decorrência da menstruação. Só o fato de falar sobre isso durante entrevistas, já demonstra um empenho por parte das atletas em trazer para questionamento todos os detalhes que tornam mais difícil a convivência entre menstruação e esporte.

Essa regra da roupa branca já foi polêmica no campeonato de Winbledon, e a tenista Tara Moore disse que tem até pesadelos com essa questão. Ela, Tara, já sugeriu, por exemplo, que se liberem à mulher ir mais vezes ao banheiro, alterando as regras do campeonato, que diz que só se pode ir ao banheiro uma vez por set. Isso deixa claro que a menstruação ainda é um incômodo para as atletas.

A tenista Annabel Croft, que já foi número um na Inglaterra, diz que as tenistas sofrem em silêncio, e concordam com suas amigas de modalidade que as regras do tênis não favorecem as mulheres em período menstrual.

As atletas do tênis são unânimes em dizer que precisam estar 100% ativas e dispostas em seu período menstrual, e que, infelizmente, isso não é sempre possível. Por isso, é importante que os métodos de higiene menstrual sejam revistos, estudados e melhorados, já que isso representa o bem estar profissional para algumas mulheres, como é o caso das tenistas de alta performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados