Você tem a região íntima mais escura que o restante da pele e quer saber porquê isso acontece e o que podemos fazer para melhorar? Então confira esse compilado de informações suuuper importantes sobre o assunto!

Por que a região íntima fica escura? O que fazer para prevenir? E reverter?

Antes de mais nada, isso é totalmente normal! Especialmente depois da infância, já que essa região é receptora dos hormônios responsáveis por escurecer essa região íntima. O mesmo vale para as axilas e virilha em algumas mulheres. Todas essas regiões possuem mais pigmentos justamente por serem mais sensíveis às alterações hormonais.

Por que as vulvas são escuras?

Também é normal e extremamente comum que as mulheres se sintam incomodadas com a região íntima escura, muito porque temos algumas referências do que seria uma "vulva bonita" ou vulvas dentro de um padrão estético. Essas referências vieram principalmente da pornografia, de um padrão de beleza quase irreal do que devemos ser.

O tipo de depilação escolhida pode influenciar nesse aumento de pigmentação. Uma depilação a lâmina, com cera, a laser, se não feitos da maneira correta, pode ajudar a escurecer ainda mais essa região.

Fatores externos que podem deixar a região íntima mais escura

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) também pode aumentar a pigmentação dessa região e deixar a vulva e toda região íntima mais escura, justamente por causa da alteração hormonal. Obesidade e gravidez também são fatores que influenciam o escurecimento. Lembrando que para todos os casos, se resolvido a causa, a pele pode voltar ao normal.

Veja nosso vídeo falando ainda mais sobre o assunto e não perca nada!