Afinal, qual a cor da menstruação? Ou melhor: grávida menstrua?

Quantas vezes ouvimos por aí que: "Ah! Minha amiga menstruou a gestação toda normalmente" ou "Eu menstruei até o terceiro mês da minha gravidez..." E aí o pânico está instaurado, não é?! Mas calma lá que vou te ajudar!

Vamos por parte: a menstruação é um evento completamente oposto a gravidez. Dessa forma, não existe a possibilidade de menstruar estando grávida. Sim, pode ser que haja sangramento durante a gestação, mas que não tem relação com a menstruação.

1. Quando o embrião não se desenvolve e a gravidez não vai para frente.  2. Sangramento de nidação, quando o óvulo fecundado é implantado no útero.  3. Gravidez Ectópica, quando o embrião se desenvolve fora do útero.  4. Placenta baixa, quando a placenta cobre a abertura do colo do útero.

Causas de sangramento na gravidez

Também existe a possibilidade de sangramento quando há o descolamento de placenta, perda do tampão mucoso ou de dilatamento durante o trabalho de parto. O que você precisa ficar atenta é quando e com o que vem acompanhado esse sangramento e, claro, procurar uma ajuda, seja qual for o motivo.

A cor dos sangramentos também podem variar de acordo com a causa. A menstruação na gravidez não existe, mas sangramentos são sinais que você precisa ficar de olho.