Tudo que você precisa saber para evitar infecções.
Hábitos de vestuário, o uso de absorventes descartáveis e sabonetes íntimos torna as mulheres cada vez mais propensas a infecções, irritações e alergias.
A secreção natural sem cor ou cheiro é normal, e a quantidade varia, mas o corrimento também pode ser sintoma de alguma irritação ou infecção. Bactérias e fungos gostam de lugares quentes e úmidos, por isso tem que ventilar!
O uso de tecidos sintéticos como a lycra e o jeans também agrava a situação. Estes tecidos sintéticos não deixam a pele respirar.
Aqui vão algumas dicas para evitar infecções:
- Use mais saias e vestidos. Pelo menos em casa, fique com eles.
- Use o coletor menstrual Inciclo ao invés de absorventes, primeiro porque o coletor menstrual não interfere na umidade natural da vagina e não vai absorver as secreções naturais e segundo, quando usamos absorventes externos a região íntima fica abafada por muito tempo e em contato com o sangue já em decomposição, o que aumenta o risco de infecções. Segundo a Dra. Andréa Campos “Por ser de silicone, um material inerte, o Inciclo não funciona como um meio de cultura para bactérias, como pode ser os absorventes internos, e não irrita a pele como os externos”. O coletor menstrual Inciclo é indicado inclusive para mulheres que tem candidíase. 60,7% relatam que perceberam melhora na frequência com que tinham candidíase.
- Durma sem calcinha. Assim, pelo menos durante a noite os órgãos genitais ficam mais livres e arejados.
- Procure usar calças compridas folgadas, de algodão, evite o jeans apertado.
- Use calcinhas de algodão.
- Não deixe suas calcinhas secando no banheiro. Enxágue bem. Tente secá-las ao sol.
- Não use protetor diário de calcinhas, eles propiciam o aumento de fungos. Calcinha foi feita para sujar e lavar.
- Verifique se não existe mofo dentro dos armários onde você guarda as calcinhas.