Porque esse cabinho, afinal!?

Quando a gente olha no coletor e vê aquele cabinho ali no final do copinho, já pensa: Opa, gostei daquilo. É por ali que vou tirar o coletor!  Mas aí vem a informação: Não pode puxar o coletor pelo cabinho. Eis o primeiro mini-surto! Se a gente não pode puxar o coletor pelo cabinho, pra quê ele serve, então? Vamos te explicar o motivos, calma.

Bom, primeiro que o cabinho do coletor serve como um eixo, ali você encontra como se fosse um guia de onde está o meio do coletor, ajudando, então colocar ele na posição correta em relação ao colo do útero.

A nossa tendência é comparar o coletor ao absorvente interno descartável, por isso, na nossa cabeça, ele deve ficar “de pé”, mas essa não é a posição correta, pois anatomicamente falando o nosso canal não fica assim, ele é direcionado para trás e não para cima. Essa instrução, de inserir o coletor em direção ao ânus é super importante, e o cabinho ajuda nesse direcionamento, inclusive.

Outra questão é que o cabinho ajuda a “encontrar” o coletor mais facilmente. A mulher insere o dedo e já sente sua pontinha, isso diminui a sensação estranha que algumas de nós temos de que ele vai se perder dentro da gente! Não vai. O canal vaginal é limitado e o dedo vai facilmente alcançar o coletor, mesmo para as que decidem cortar o cabinho.

Antes de puxar o coletor é preciso retirar o vácuo, e por isso não pode puxar diretamente pelo cabinho. Esse vácuo é que garante que o sangue não vaze. Pra retirar o vácuo é preciso deixar o ar entrar no canal. Vácuo significa literalmente: ausência de ar. Então é simples, localizou o coletor, aperta o seu fundinho para que o ar entre pelas laterais e então basta puxar.

Como cada corpo é único e muitas mulheres acabam nem sentindo o cabinho. Para outras ele acaba incomodando, pois pode ficar um pouquinho para fora, e passa a ser sentido quando a mulher senta ou anda, por exemplo. Então temos duas opções para as que se incomodam com ele:

1- Cortar o cabinho rente ao início do copinho ( vale também dar uma lixadinha para deixar a superfície lisinha).

2- Virar o coletor do avesso, de maneira que ele fique para dentro do coletor.

E pronto! Está resolvido o mistério do cabinho.

<3

Inciclos
Compartilhar
Coletor Menstrual

Comente

A

Recomendado para mulheres com mais de 30 anos ou que já têm filhos.

Eu quero

B

Recomendado para mulheres com menos de 30 anos ou que não têm filhos.

Eu quero