O que é virgindade e o que você precisa saber sobre ela

O que é virgindade e o que você precisa saber sobre ela

Você sabe o que é virgindade? Talvez você já tenha se perguntado isso alguma vez, mas não encontrou uma resposta que te deixasse satisfeita. A verdade é que a virgindade não é simples de definir, porque depende de vários fatores: biológicos, sociais, culturais e psicológicos.

Além disso, a virgindade está relacionada à sexualidade feminina, ao direito de escolher o que fazer com o corpo, a autoestima e a identidade. Ou seja, a maneira que vivemos e expressamos nossa virgindade pode afetar os relacionamentos, a fertilidade e nosso lugar na sociedade.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse tema, continue aqui! Neste artigo, vamos conversar mais sobre o que é virgindade, quais são os mitos e as verdades que envolvem esse tema. Vamos nessa?

Afinal, o que é virgindade?

A virgindade se refere ao estado de uma pessoa que ainda não teve relações sexuais. No entanto, é importante destacar que o conceito de relação sexual é muito amplo e às vezes é interpretado apenas como penetração e rompimento do hímen, no caso da mulher.

A verdade é que relação sexual é um ato íntimo entre duas pessoas que envolve a estimulação sexual e pode incluir diferentes formas de contato físico, como beijos, carícias, sexo oral, sexo anal e penetração vaginal. Essa atividade sexual é consensual e ocorre entre adultos que estão de acordo em compartilhar a experiência.

Vale ressaltar que o conceito de relação sexual pode variar de acordo com as crenças culturais, religiosas e individuais. Além disso, a maneira como a relação sexual é vivenciada também pode depender da orientação sexual de cada indivíduo.

💡 Dica: Quem é virgem pode usar coletor menstrual?

O que é hímen e como saber se já foi rompido?

O hímen é uma membrana fina localizada na entrada da vagina que pode ter vários formatos e tamanhos diferentes, inclusive o complacente, que tem maior elasticidade e pode nem se romper. Existem mulheres, inclusive, que nascem sem o hímen

Ele não tem nenhuma função biológica e não tampa totalmente a entrada do canal vaginal, como algumas pessoas podem pensar.

O hímen pode se romper por diferentes razões além da relação sexual, como:

  • Atividades físicas;
  • Uso de absorventes internos;
  • Masturbação;
  • Equitação.

Ou mesmo pode não ser rompido após sexo com penetração.

O hímen se fecha com o tempo?

Uma vez que o hímen é rompido, ele não volta a fechar, mesmo se a mulher ficar um tempo sem fazer sexo.

A sensação de que o hímen pode ter se fechado é devido à elasticidade dos tecidos da vagina e dos músculos ao ter relação. Ela passa rapidinho à medida que o corpo volta a se acostuma com o sexo.

Mitos e verdades sobre a virgindade

A virgindade é um tema envolto em mitos e informações imprecisas, gerando dúvidas e expectativas muitas vezes irreais. Vamos esclarecer alguns pontos importantes para desmistificar ideias comuns e trazer informações claras sobre esse assunto.

É possível engravidar na primeira vez

Verdade. A concepção pode ocorrer na primeira relação sexual, mesmo que seja a primeira experiência de um casal. A probabilidade de gravidez está relacionada à presença de espermatozoides viáveis e à ovulação da mulher. Ou seja, se você estiver no período fértil, pode, sim, acontecer a gravidez. Por isso, é essencial usar métodos contraceptivos para evitar gestações não planejadas.

A primeira vez sempre dói

Mito. Embora seja comum ouvir que a primeira relação sexual é dolorosa para as mulheres, nem sempre é o caso. A dor pode variar de pessoa para pessoa e está mais associada à falta de relaxamento, lubrificação adequada ou ansiedade

Por isso é tão importante você conhecer o seu corpo, estar tranquila, preparada, informada. 

Com cuidado, comunicação e preparação adequada, é possível ter uma experiência confortável e sem dor.

Mas, caso a ansiedade esteja presente por ser um momento especial na sua vida, os lubrificantes à base de água são de grande ajuda. Só não se apegue ao fato de que vai doer, porque o ato não é para ter dor, mas sim ser muito prazeroso!

A primeira vez não sangra para todas as mulheres

Verdade. O sangramento na primeira relação sexual nem sempre ocorre. A ideia de que todas as mulheres sangram na primeira vez devido ao rompimento do hímen não é verdadeira. O hímen pode se esticar ou se romper naturalmente antes da relação sexual, e algumas mulheres podem não ter sangramento devido a fatores físicos individuais.

O hímen pode não romper na primeira vez

Verdade. O hímen, uma membrana fina na entrada da vagina, pode se esticar, se romper parcialmente ou até mesmo não se romper na primeira relação sexual. Sua elasticidade e forma variam de pessoa para pessoa. 

O rompimento do hímen não é um indicador de virgindade, pois como vimos acima, ele pode ocorrer por diferentes razões, como atividades físicas ou uso de absorventes internos.

O corpo muda após perder a virgindade?

Mito. A perda da virgindade não causa alterações diretas ou evidentes no corpo. Essa experiência pode trazer transformações emocionais, mas não há impactos físicos imediatos.

Existe idade certa para perder a virgindade

Mito. Não há uma idade “certa” para perder a virgindade porque seguimos nosso próprio ritmo. É super importante se sentir confortável e pronta para tomar essa decisão. É legal, também, conversar abertamente com quem está envolvido, entender os desejos, limites e pensar juntos em usar métodos contraceptivos para se proteger.

Mesmo que rolar uma pressão social, quando todas as suas amigas já tiveram relações e você não, ou um namoro ser de longa data, até mesmo para se encaixar num grupo, saiba que essa decisão é somente sua. Você está no controle e é legal esperar até se sentir realmente preparada.

Mais uma coisa: essa decisão é pessoal e carrega umas responsabilidades. Então, vale a pena buscar informações com profissionais de saúde e educadores sexuais, ou mesmo com os seus pais, para fazer escolhas bem informadas sobre tudo isso.

💡 Dica: Pum vaginal: o que é e como evitar 

Entender o que é virgindade te permite ter uma primeira experiência mais leve, sem tabus e com muito prazer, como deve ser. E para saber mais sobre vida sexual, saúde feminina e menstruação, convidamos você a continuar acompanhando o nosso blog e compartilhar este artigo com aquela amiga que também acha que perder a virgindade é romper o hímen. Até a próxima! 💜 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados