Menstruação atrasada

Menstruação atrasada

Até quantos dias a menstruação pode atrasar?

A menstruação é um processo natural feminino, com características diferentes para cada mulher.

Menstruamos mensalmente e os ciclos menstruais duram, em média, 28 dias. Algumas mulheres podem apresentar ciclos mais curtos, de 21 dias, ou mais longos, de até 35 dias.

Durante o período menstrual ocorrem diversas mudanças hormonais que
provocam alterações na intensidade do fluxo, (podendo este aumentar ou
mesmo diminuir), na aparência (mais claro, ou tom mais intenso), e mesmo
pequenos atrasos da menstruação.

Para um ciclo menstrual considerado regular (ou seja, que dura em média 28 dias), atrasos menstruais de sete a oito dias são considerados normais. Mais de 15 dias de atraso é bom observar. Mas calma, menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez.

Estilo de vida, estresse, consumo excessivo de álcool ou cafeína e até dietas
restritivas podem contribuir para o atraso da menstruação.

Descubra aqui outros fatores que colaboram para o atraso da menstruação:

  1. Atividade física rigorosa leva a níveis mais baixos de estrogênio (hormônio que regula o processo reprodutivo feminino) e pode ocasionar mudanças na sua menstruação.
  2. Dietas muito restritivas alteram o sistema responsável pelo equilíbrio hormonal reprodutivo, causando diminuição da ovulação e liberação exagerada da progesterona, inibindo a menstruação.
  3. Estresse e ansiedade provoca liberação de cortisol na corrente sanguínea, que afeta a liberação de estrógeno e progesterona, responsáveis por regular o ciclo menstrual.
  4. Mudança no horário do sono modifica o nosso relógio biológico interno, alterando processos celulares que podem influenciar na menstruação.
  5. Endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou a presença de miomas no útero, também podem causar oscilações nos hormônios sexuais femininos.
  6. A disfunção da tireóide desregula o funcionamento do organismo, afetando muitas vezes a menstruação.
  7. Pílula de uso contínuo ou anticoncepcional hormonal impedem a ovulação e acabam, em muitos casos, eliminando o sangramento mensal.
  8. Pré-menopausa acarreta atrasos ou mesmo falhas na menstruação.
  9. Amamentação provoca picos do hormônio prolactina no organismo da mulher, capaz de inibir a ovulação e, consequentemente, atrasar a menstruação.
  10. Alterações hormonais na adolescência são comuns, pois o sistema endócrino ainda está em amadurecimento, portanto, a irregularidade no ciclo nessa fase é considerado normal

Mas, o que fazer caso a menstruação atrase?

 Se você está com o ciclo muito irregular ou a menstruação está bem atrasada, procure um médico. Através de exames, o profissional poderá diagnosticar e tratar quaisquer problemas relacionadas ao sistema reprodutor e a saúde da mulher, além de ajuda-lá a compreender melhor os seus ciclos!

Você também pode recorrer aos testes de farmácia caso desconfie de gravidez.

E não se esqueça: hábitos saudáveis são importantíssimo para a sua saúde!

Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre o seu ciclo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados