A solução para a cólica menstrual: tenha orgasmos

A solução para a cólica menstrual: tenha orgasmos

Se você é daquelas que tem cólica todo mês e tudo que quer é ficar deitada na cama, embaixo do cobertor, você não está sozinha. A maioria das mulheres relata sentir esse desconforto quando começa o sangramento ou logo antes dele. Essa é, inclusive, a principal queixa feminina relacionada à menstruação.

As soluções mais comuns para amenizar a dor são analgésicos, anti-inflamatórios, exercícios físicos (para quem consegue achar um pouco de energia), chás e compressas quentes. Mas o que realmente resolve é ter um orgasmo. 

“A cólica acontece quando o útero se contrai para expelir o sangue menstrual e, curiosamente, durante o orgasmo o útero também se contrai, mas depois relaxa totalmente. O que faz melhorar a cólica é esse efeito relaxante do orgasmo somado ao aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e a liberação de hormônios de prazer”, esclarece a obstetriz Mariana Betioli, CEO da Inciclo. 

No entanto, nem todas as mulheres se sentem bem em ter relações sexuais ou se masturbarem nessa fase. Em pesquisa realizada pela Inciclo com 16 mil mulheres, apontou que 85,9% relata aumento da libido durante a menstruação, mas somente 49% delas se permite ter experiências sexuais durante essa fase do ciclo. Nessa fase, o clitóris fica mais sensível, há mais lubrificação e os hormônios sexuais estão nas alturas, o que também facilita o orgasmo.

As mulheres que não se animam em transar ou se masturbar durante a menstruação relatam algumas objeções como: o receio de manchar o lençol, preguiça de arrumar tudo depois e também o fato de não se sentirem à vontade com o(a) companheiro(a).

Uma alternativa é usar o Lovin, um disco menstrual feito de silicone que fica em volta do colo do útero coletando o fluxo e deixa o canal vaginal livre para a penetração. “O Lovin fica no fundo da vagina, não vaza durante o sexo, não interfere na lubrificação vaginal e nem a mulher e nem a pessoa com quem ela está se relacionando vão sentir que ela está usando o disco menstrual”, explica Mariana.

O sexo durante a menstruação é um grande tabu, seja porque algumas pessoas ainda tem nojo do sangue, seja porque por muito tempo ouvimos que as mulheres não poderiam transar menstruadas. Isso é um processo de desconstrução e quando entendemos que o sangue que sai do nosso útero é um sangue limpo, puro, sem cheiro, então podemos começar a fazer as pazes com o nosso ciclo, com o nosso corpo e isso só contribui para que possamos viver a nossa sexualidade de forma plena. E mais ainda, diminuir verdadeiramente as cólicas menstruais com os orgasmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados