1 – Cada hímen é único
O hímen é uma membrana bem fina que fica bem próxima da abertura do canal vaginal, ele é único assim como todo nosso corpo é.
2 – Ele não some depois de rompido
Quando ele se rompe, seja por qualquer motivo, ele pode até a sangrar mas não some, ele continua ali só que mais flexível.
3 – O hímen encolhe com o passar do tempo
Quanto mais jovem, mais hormônios vocês produz e mais perceptível o hímen é. Aos 30 anos seu hímen não é mesmo que aos 15, mesmo se você ainda não tiver tido nenhuma relação sexual.
4 – Nem todo hímen sangra quando “rompe”
Diferente do que muitas mulheres acham, o hímen pode ser rompido e não ter sangramentos, ou durante a penetração ser rompido e sangrar bem pouco.
5 – Nem toda mulher nasce com hímen
Sim, você pode ter nascido sem hímen. Apesar de ser raro existem casos de mulheres que nasceram sem o hímen, mas fique tranquila isso não afeta em nada a saúde da mulher.
6 – Ainda não se sabe ao certo qual é a função do hímen
Não existe nenhuma comprovação de que o hímen tenha alguma função biológica em nosso corpo. Mas durante a infância suspeitam que tenha a função de prevenir infecções, por isso ele é mais espesso nessa fase.
7 – Ele pode ser completamente fechado
O hímen imperfurado é um dos tipos mais raros de hímen, ele não se rompe nem durante a relação sexual e também para a passagem do sangue menstrual. Nestes casos é necessária uma pequena cirurgia para correção.
8 – Hímen não é sinônimo de virgindade
Virgindade é um conceito social e cultural criado para impor padrões e ideais nas mulheres, não é algo científico e não tem relação com hímen. Até porque uma pessoa pode ter relações sexuais que não envolva penetração.