10 Verdades e Mentiras sobre a Menstruação que toda mulher já ouviu

10 Verdades e Mentiras sobre a Menstruação que toda mulher já ouviu

Existem coisas que a gente ouve sobre a nossa menstruação desde que somos crianças. Chegou a hora de falarmos sobre elas!!

1- O sangue da menstruação é sujo e fedido!

Essa ideia que temos sobre o sangue menstrual é equivocada, a nossa percepção é alterada pois os absorventes descartáveis são perfeitos para a proliferação de fungos e bactérias que causam mau cheiro porque o sangue está “apodrecendo”. Então crescemos com essa impressão de que o sangue é sujo. Usar outros métodos, os não absorventes, causa uma mudança nessa percepção.

2- Menstruar é uma coisa desnecessária.

Essa afirmação é confusa, pois se a menstruação fosse completamente desnecessária o corpo já viria sem ela! Tudo que existe em nosso corpo é necessário e parte de um ciclo, e esses ciclos eventualmente nos dão sinais sobre o funcionamento do nosso organismo. Então, além de necessária ela pode ser também reveladora.

3- Coletores Menstruais são caros.

Muito pelo contrário! Coletores Menstruais significam economia. O valor pago em um absorvente descartável é jogado no lixo, literalmente. Já os coletores menstruais duram por muitos anos e te livram dessas compras mensais que vão embora na lata de lixo do seu banheiro.

4- Quem não consegue usar absorventes internos também não consegue usar coletores menstruais.

Raciocínio errado! Os absorventes internos ficam muito mais fundo na vagina, e chegam a encostar no colo do útero. Eles incomodam também porque absorvem tudo que tem na vagina e incham. Já o coletor fica localizado na saída do canal vaginal, e por ser um lugar de musculatura flexível, você nem sente que está usando.

5- Transar menstruada faz mal?

Transar menstruada não faz mal, muito pelo contrário. Pode ser até mais prazeroso para algumas mulheres, já que a lubrificação é muito mais alta (e a libido também!)

6- Depois da primeira menstruação a mulher para de crescer.

Mentira. A menina menstrua e continua a crescer, a menstruação é uma parte do amadurecimento do corpo feminino, mas não o final do processo.

7- Dá pra engravidar mesmo estando menstruada.

Verdade! O corpo não é uma máquina, a ovulação não tem um dia e hora marcado, embora ela siga algumas “regras”, nenhuma delas é definitiva. Engravidar durante a menstruação é mais comum do que se pensa.

8- Lavar o cabelo e andar descalça durante a menstruação faz mal?

Não é assim! Quando se etá menstruada, o calor dá uma sensação de conforto. Ficar quieta e aquecida pode ser mais gostoso, mas não quer dizer que qualquer tipo de friagem faça mal.

9- Quem usa DIU pode usar coletor menstrual?

Sim. Quem usa DIU pode usar o coletor normalmente. O cuidado que essa mulher deve ter é o mesmo de uma mulher que não usa DIU, ou seja, retirar o vácuo completamente e puxar o coletor para a retirada.

10- A mulher que menstrua por muito tempo pode ficar com anemia causada pela perda de sangue?

Não é comum, mas isso pode fazer sentido se a perda de sangue for extrema ou se o período de sangramento for muito prolongado. Mas para uma mulher saudável, a menstruação não causa anemia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados