Aprenda como limpar o seu coletor menstrual

Fazer a limpeza do coletor menstrual é simples.

A gente sempre se assusta quando pensa em um produto menstrual que é reutilizável.

Esse “susto” acontece porque a gente tem uma ideia errada sobre nosso próprio sangue. A gente vê  a menstruação como uma “sujeira”, e tem a impressão de que o sangue e sua viscosidade são capazes de deixar o coletor sujo e com o cheiro ruim. O coletor menstrual vai te mostrar que não precisa ter nojo do seu sangue.

Quando bem higienizado, o coletor menstrual se conserva como novo, não tem cheiro e nem viscosidade. Para higienizar o seu copinho é fácil. Veja os passos abaixo:

1- Procure lavar o seu coletor com água e sabão neutro, sem cheiros e em água corrente. Isso deve acontecer em todas as retiradas do coletor.

2- Coloque o coletor na panelinha e cubra com água. Deixe em água fervendo por 10 minutos. Muita atenção nesse passo, pois deixar o seu Inciclo na panela por muito tempo pode danificar o produto. A panelinha deve ser de ágata ou algum material que não seja poroso, para que não libere nenhuma substância junto com o seu coletor menstrual. A Inciclo tem a sua própria panelinha, dá pra comprar clicando aqui.

3- Você só precisa ferver o seu coletor quando terminar o ciclo. É isso mesmo! Não precisa ferver a cada retirada. Depois, quando voltar a menstruar, só lave com água morna e sabão e utilize normalmente.

4- Veja se suas mãos estão limpas na hora de usar o copinho, manusear o coletor com as mãos sujas aumenta o risco de infecções.

5- Se o perceber um amarelamento no seu coletor menstrual Inciclo, recomendamos que ferva adicionando à água 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Se ainda assim ele continuar amarelo, coloque em um recipiente com água oxigenada 10v. Você vai ver que ele estará novinho outra vez.

Tem medo de não se adaptar? Participe do #desafio180.

Compartilhar
10 motivos para experimentar o coletor menstrual

Comente

A

Recomendado para mulheres com mais de 30 anos ou que já têm filhos.

Eu quero

B

Recomendado para mulheres com menos de 30 anos ou que não têm filhos.

Eu quero