Coletor menstrual e o resgate da feminilidade

Uma reconexão que se estabelece entre a mulher, seu corpo, vitalidade, emoções e individualidade

Mais e mais mulheres descobrem que substituir o absorvente menstrual descartável por um coletor menstrual muda a relação com a menstruação. E não é somente por causa das vantagens já conhecidas do produto: ecológico; prático; confortável e econômico porque é reutilizável (pode ser usado de dois a até dez anos, dependendo de fatores internos como PH vaginal e condições de higienização) diminuindo drasticamente o descarte de absorvente na natureza.

Do ponto de vista da saúde, algumas vantagens do uso do copinho coletor feito de silicone medicinal, são bastante evidentes. No caso do Inciclo, primeiro coletor menstrual fabricado no Brasil, que é translúcido (transparente), dispensando uso de qualquer corante ou substâncias químicas, diminui-se consideravelmente a incidência de dermatites e irritações na vulva.

Em pesquisa feita pela marca, 60,7% relatam que perceberam melhora na freqüência com que tinham candidíase. Isso ocorre porque o coletor menstrual não interfere na umidade natural da vagina pois é feito de silicone e não contém substâncias químicas, além de não absorver as secreções que ajudam na proteção vaginal e também porque quando usamos absorventes externos a região íntima fica abafada por muito tempo e em contato com o sangue já em decomposição, aumentando o risco de infecções.

Com a popularização do produto entre as brasileiras muitas mulheres descobrem que seu uso também as aproxima do seu próprio corpo e proporciona outros efeitos igualmente benéficos para a saúde feminina. Segundo a médica ginecologista Cátia Chuba, que atua com Genitoscopia e Patologia do Trato Genital Inferior e obstetrícia com ênfase em parto natural e humanizado, o coletor menstrual proporciona o “resgate da feminilidade”.

Vejamos algumas razões:

Por ser um copinho de silicone flexível e transparente que é ser introduzido na vagina para coletar o fluxo, permite que a mulher passe a ter mais proximidade com sua menstruação:

  • É possível ver o sangue;
  • Quantificar o volume e perceber a espessura e outros aspectos que com os absorventes descartáveis passam despercebidos;
  • Ao inserir e retirar o coletor a mulher se toca e passa a conhecer melhor o próprio corpo, buscando melhor encaixe do coletor e a utilizar movimentos musculares para facilitar a retirada. Outra descoberta: o coletor ajuda a relembrar que o sangue não tem cheiro algum porque não entra em contato com ar como ocorre com os absorventes descartáveis.

Essas questões colaboram para que entrem em ação fatores psicológicos que contribuem para uma saúde integrada da mulher:

  1. Resgate da feminilidade por meio do contato mais próximo com o próprio corpo e menstruação, símbolo da identidade feminina. “Reconexão que se estabelece entre a mulher, seu corpo, vitalidade, emoções e individualidade”, explica a médica Cátia Cuba. “Hoje muitas doenças tem origem no dilema da mulher moderna que está perdida entre arquétipos femininos e masculinos e os múltiplos papéis que tem que desempenhar na sociedade”, diz. Segundo ela, é possível fazer até um paralelo do ponto de vista psicológico entre mulheres que optam pelo parto natural e as que utilizam o coletor menstrual – ambas constituem públicos cativos em sua clínica. “Elas se tornam mais conhecedoras do próprio corpo, mais donas de si e fortalecidas.”;
  2. O gesto antes mecânico de descartar é substituído pela coleta. E tudo que é coletado, como o próprio nome diz, é passível de ser analisado, re-interpretado, ou valorizado (informação útil). Enquanto que o descarte pressupõe destinar ao cesto de lixo rapidamente algo sem valor algum (informação inútil);
  3. O uso do coletor definitivamente coloca a relação com a menstruação bem longe dos velhos estereótipos do tempo de nossas avós quando “estar menstruada” era sinônimo de “estar incômoda”. A menstruação deixa de ser um incômodo e passa a ser vista com certo prazer e orgulho. As usuárias do Inciclo fazem questão de dar depoimentos e compartilhar suas boas experiências com outras usuárias no site e nas redes sociais. Falam abertamente sobre menstruação, sem qualquer preconceito. E não deixam dúvidas quanto ao seu nível de satisfação: 92% estão satisfeitas com o produto; 94% recomendam para as amigas; 86% classificam o Inciclo como sendo melhor do que o produto que usavam anteriormente e 84% o compraram pelo apelo ecológico ou por desejarem mais conforto e praticidade.
Compartilhar
10 motivos para experimentar o coletor menstrual

Comente

A

Recomendado para mulheres com mais de 30 anos ou que já têm filhos.

Eu quero

B

Recomendado para mulheres com menos de 30 anos ou que não têm filhos.

Eu quero