Abuso não é carinho

Abuso não é carinho

Como as relações abusivas podem estar disfarçadas por trás de frases que parecem cuidadosas

 

Nem todo “carinho” é bem intensionado, por mais estranho que essa afirmação pareça. A gente está rodeado de pessoas “felizes no amor”, vide as redes sociais no dia dos namorados, mas muito gesto que parece um cuidado, as vezes não passa de um abuso, uma situação que as vezes é difícil de enxergar, principalmente por quem está envolvido no relacionamento..

 

“Amor, tira essa saia curta, isso desmerece você”. “Esse batom dessa cor é coisa de puta, não combina com você”, “Você fica muito mais bonita quando fica comportada”. “Você sabe porque ganhou essa promoção, né?”. Muitas mensagens, como essa, que soam como “dica cuidadosa” ou simplesmente uma observação amiga, não passam de uma armadilha para que você se submeta ao abuso. No ano passado, a hastag #elenaotebate , revelou histórias comuns de abusos emocionais. São histórias abusivas, que estão em nosso cotidiano,  ou muitas vezes em nossas vidas ou na vida de nossas amigas, e que mostram mulheres reféns de situações de agressão psicológica. O mesmo aconteceu esse ano, com a hastag #EuViviUmRelacionamentoAbusivo

As situações mais comuns relatadas pelas pequenas histórias são de casos de homens que fazem a mulher acreditar que ele é sua única saída amorosa, e que sem ele, ela não seria ninguém. Ou homens apontando suas parceiras como loucas ou sem juízo, desmerecendo assim as coisas que são importantes para elas. Ou ainda desmerecendo as conquistas da parceira.

Alguns casos se aproximam, inclusive, de agressões físicas, como por exemplo quando o parceiro quebra ou joga coisas, grita ou bate nas paredes.

Se alguma situação lhe pareceu familiar, saiba que você não precisa ficar nessa! A Central de Atendimento à mulher atende 24h por dia, através do número 180 e lá você pode encontrar o apoio que precisa para sair de uma situação de abuso. Se você se sente ou já se sentiu em uma situação abusiva, pare e analise com calma, lembrando sempre que o que é importante para você pode até não ser importante para a outra pessoa, mas ainda assim não é um drama desnecessário, e deve ser considerado.

A maior demonstração de fofura e carinho é o respeito.

Ilustração: Helô D’Angelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Receba no seu e-mail em primeira mão nossos principais posts.
Fique por dentro

Posts relacionados